Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Reviews, iPad, iPhone/iPod Touch

Review Apple Camera Connection Kit: o adaptador de câmera digital que virou acessório musical

Marcus Padrini dezembro 29, 2010 28 Comments »

O Camera Connection Kit da Apple foi anunciado na mesma época em que o iPad foi lançado. Inicialmente, tratava-se de um kit com dois adaptadores para facilitar a transmissão de fotos para o tablet, via cartão de memória ou conexão direta com a câmera fotográfica por USB.  O que era difícil de imagina é que, meses depois, o Câmera Connection Kit seria um dos acessórios mais importantes para se fazer música no iPad.

A todo momento falamos do CCK por aqui. Temos lista de aplicativos compatíveis com o acessório e tudo mais. Mas exatamente o que o Camera Connection Kit já pode fazer pelos músicos?

Alguns usuários e desenvolvedores descobriram, já há um bom tempo, que com um dos adaptadores seria possível fazer a ligação de outros equipamentos USB ao iPad. Teclados USB, microfones e até mesmo interfaces de áudio. Surpreendentemente, o iOS já estava preparado para funcionar com todos eles. Músicos começaram então a trabalhar com gravação no iPad, usando o CCK para ligar interfaces de áudio USB ao tablet.

Pouco antes do lançamento da atual versão do iOS (4.2), mais uma boa notícia. A Apple havia decidido incluir em seu sistema operacional móvel compatibilidade MIDI nativa (Core MIDI) e, no caso do iPad, o CCK seria uma das formas de conexão com teclados controladores e outros dispositivos MIDI USB.

O iOS 4.2 chegou com esta ótima notícia e outra não tão boa (bem ruim, na verdade): a Apple havia limitado o máximo de energia fornecida aos acessórios e dispositivos externos. Desta forma, vários equipamentos que antes eram alimentados pelo próprio iPad passaram a necessitar de alimentação externa, utilizando um hub alimentado USB.

Mesmo assim, os aplicativos MIDI e áudio, compatíveis com o Camera Connection Kit, não param de surgir.

Construção e aparência

Para música, pelo menos até o momento, apenas um dos adaptadores do kit é útil, o que tem a conexão USB (com um pequeno desenho de uma câmera). O CCK é extremamente pequeno, leve e bem construído. Os dois adaptadores vêm acompanhados de capinhas plásticas para o conector dock, o que irá prolongar a vida útil dos acessórios.

Outra grande vantagem: os adaptadores do CCK se encaixam perfeitamente ao iPad, mesmo se você estiver usando o case de proteção da Apple. O mesmo não acontece com a maioria dos produtos genéricos.

CCK na gravação de áudio e na utilização MIDI

Não vou escrever muito sobre estes temas por aqui por já termos muito conteúdo no blog sobre ambos. O importante é dizer que o acessório tem estas duas funções para os músicos no iOS e trabalha muito bem nas duas situações.

[Veja em exemplo de aplicação do CCK na gravação de áudio]

[Veja um exemplo do CCK fazendo a ligação MIDI no final deste artigo linkado]

Aplicativos compatíveis

Para a gravação de áudio indico o MultiTrack DAW e o StudioTrack. Para MIDI temos uma série de apps nesta lista.

Equipamentos compatíveis

Geralmente irão funcionar com o CCK dispositivos de áudio ou MIDI que não necessitam da instalação de drivers especiais para funcionar em seu computador Mac ou Windows. Sempre fazemos testes e postamos os resultados por aqui, mas se tiver dúvida em relação a algum equipamento, basta entrar em contato com o MusicApps.Podemos até não saber, mas vamos descobrir!

Preço e disponibilidade

O Camera Connection Kit está disponível na Apple Store brasileira e pode ser adquirido aqui.

Pontos positivos do CCK:

  • Pequeno.
  • Leve.
  • Bem construído.
  • Permite conexão de diversas interfaces de áudio USB.
  • Permite a conexão de teclados controladores e outros dispositivos MIDI USB.
  • Estabilidade de funcionamento. Gravação ou MIDI funcionam sem nenhum problema, detalhe ou interrupção.

Pontos negativos do CCK:

  • Não se sabe o que a Apple poderá fazer em uma próxima atualização do iOS. Na última, diversos acessórios pararam de funcionar sendo alimentados pelo CCK. Alguns funcionaram com um Hub USB alimentado, outros não funcionaram mais.
  • Dificuldade em obter informações sobre marcas e modelos de equipamentos compatíveis com o acessório. Na prática isto tem sido divulgado na internet por meio de tentativa e erro.

Conclusões

O CCK é um kit de acessórios que oferece um mundo de novas possibilidades para quem quer fazer música com o iPad. Seja para gravação de áudio ou para utilização MIDI, o acessório faz com que o tablet da Apple tenha funcionalidades que outros tablets do mercado não apresentam.

Para trabalhar com MIDI o CCK é uma alternativa à utilizar conexões Wi-Fi. Operar com cabos, para esta finalidade, pode ser mais estável e confiável para apresentações ao vivo. Para gravação de áudio, o destaque é poder conectar diversas interfaces USB ao tablet e trabalhar com a qualidade de gravação de cada um delas é capaz de oferecer, inclusive em estéreo.

A única ressalva fica por conta das limitações e mudanças que a Apple pode promover em seu sistema operacional.  Porém, se a própria Apple permitiu o uso do acessório para fazer a ligação de equipamentos MIDI, acredito que o futuro do CCK esteja garantido para as finalidades musicais.

Todas as fotos do Review


Posts Relacionados

28 Comments

  1. Gustavo junho 14, 2012 at 9:22 pm - Reply

    Desenterrando… Será que na iOs atual, ainda funciona esse esqueminha do CCK + interface?!

  2. Edson julho 19, 2012 at 8:37 am - Reply

    Comprei um CCK genérico e de vez em quando aparece uma mensagem no Ipad dizendo que o dispositivo não é compatível. Tudo para de funcionar, inclusive interface midi-usb. Será por causa do CCK genérico?

    Obs: Parabéns pelo site e pelas matérias!

    Abraços

  3. tadeu setembro 6, 2012 at 1:10 pm - Reply

    Alguém sabe dizer se as Controladoras Numark Dj2go e Discover Dj Ion funcionariam com o Camera Kit Connection original da Aple no novo ipad???

  4. TADEU BAKI setembro 23, 2012 at 11:45 am - Reply

    Olá, eu possuo um Ipad 3(sem jailbreak) e comprei um CCK Apple, tentei usa-lo com uma controladora Numark Dj2go com o aplicativo "Djay" da Agoridin e nada acontece, comprei um HUB de 7 portas 5v=1000mA e também nada, alguem saberia dizer algo ou me ajudar?????

    • musicapps setembro 24, 2012 at 3:15 am - Reply

      Instale o app MIDI Monitor (gratuito) e verifique se o iPad reconhece o Numark.

  5. Danilo novembro 27, 2012 at 10:40 am - Reply

    Sabe se funciona no iPhone 4?

    • musicapps novembro 27, 2012 at 1:20 pm - Reply

      Apenas com jailbreak. Abs

  6. cal prates janeiro 4, 2013 at 4:41 pm - Reply

    Olá Marcus Padrini boa tarde, venho acompanhando o MA já faz algum tempo e tentando tomar coragem e mudar para um sistema que use o Ipad como auxiliar, e acho que chegou a hora fiz alguns testes e tive alguns problemas e alguns acertos também, gostaria de pedir sua ajuda e sua opinião se possível pois tenho um juno di ( e não sei porque ele não funciona no Ipad com garage band de jeito nehum ) então decidi comprar um korg microkey 37 e usá-lo como auxiliar, fui uma loja da Tango aqui em SP o qual o vendedor me deixou testa-lo antes de comprar e o mesmo não funcionou,vi vários videos na net em que o mesmo funciona e vi tbm uma matéria aqui do hub usb alimentado, você acha que se comprar um desses ele vai funcionar? obs estou usando um Ipad 2 com atualização 6.0.1 obrigado e um abraço

    • musicapps janeiro 4, 2013 at 10:52 pm - Reply

      Olá. Está na página do produto no site da korg: Great for use with iPad (microKey25 can be powered from iPad, 37 and 61 require external USB power). Ou seja, 25 teclas vai só com CCK, mais do que isso terá que usar o hub alimentado USB e irá funcionar. Mesmo assim, pq não comprar a iRig MIDI e usar o seu juno como controlador?

      • cal prates janeiro 14, 2013 at 10:00 pm - Reply

        Valeu Marcus obrigado por sua rápida resposta e agradeço o tempo dispensado, voltando ao assunto após uma conversa com um amigo, pensei melhor e acabei comprando um controlador da Alesis o Q49 que funcionou perfeitamente sem a necessidade do Hub alimentado, após analisar os dois controladores ( que estavam dentro do meu orçamento ) e verificando os prós e contras e já deixando uma dica aos outros usuários, achei as teclas do Microkey korg muito pequenas dando a impressão de um teclado infantil, por esse motivo optei pelo Alesis que as teclas são normais além de ser 4/8 valeu e fica a dica aos amigos

  7. celso março 30, 2013 at 7:00 pm - Reply

    OLa por favor alguem me ajude se eu compra o controlador Qx49 alesis, posso ligar no ipad 3 e controlar todos APLICATIVOS que o irig keys controla? como sample tank garage band etc? aguaRDO ABRAÇOS

  8. Rafael kalunga abril 6, 2013 at 10:05 am - Reply

    Olá marcos,
    Parabéns pela sua pagina e obrigado por abrir esse horizonte em nossa mente!!
    Queri tirar uma duvida tbm, eu comprei o ipad mais novo com a entrada lightinig ai fiquei meio triste pois queria usar um controlador e não estou sabendo como fazer será que e possível ? Vc sabe se tem câmera conect para esse novo model e se vai funcionar?
    Valeu marcos
    Obrigado

  9. Domingos Avelino outubro 24, 2013 at 8:47 am - Reply

    Bem xtou grato pelo site mais tenho um pequeno problema xtou a tentar ligar o meu ipad 2 câmera conect na placa do traktor 6 e basicamente não xtou tendo resultado .

  10. danilo março 21, 2014 at 11:20 am - Reply

    ola amigo sou novo nos apps musicais …como faço para ligar um teclado usb + uma interface de audio no iphone 4s?

    • musicapps março 24, 2014 at 3:08 am - Reply

      Utilize um hub USB alimentado ligado ao iPhone e conecte estes acessórios. Abs

  11. Ewerton janeiro 27, 2017 at 8:32 am - Reply

    Olá Marcus. Este post quase fechou as dúvidas que eu tinha sobre o adaptador. A dúvida que ainda ficou é a seguinte, e ficarei grato se puder ajudar, possuo uma bateria eletrônica Yamaha DTX450K e no iOS há um app para fazer ajustes na bateria, o DTX400 Touch. A Yamaha tem um cabo exclusivo para fazer a comunicação iPad/iPhone x bateria, mas esse cabo custa meros $450 no ML. Então a pergunta é a seguinte, se eu usar este adaptador com um cabo USB-C, que é a entrada na bateria, eu conseguiria utilizar o app? Qual sua percepção como técnico para este caso? Vi que várias pessoas utilizaram o adaptador em teclados mas não tem ngm que usei em uma bateria. Ainda não encontrei ngm que tenha este adaptador para fazer o teste antes de comprar um para mim.

    • musicapps janeiro 30, 2017 at 3:52 pm - Reply

      Ewerton, impossível garantir o funcionamento, pois a Yamaha teria condições de limitar a conectividade de sua bateria ao iPad com a ligação apenas desse cabo específico que custa mais caro. Alguns equipamentos funcionam dessa forma, com acessórios exclusivos. Há inclusive exemplos de apps que só são liberados quando o hardware X ou Y está conectado. Ou seja, eles podem limitar o uso e impedir a utilização de outros cabos. O melhor seria perguntar no suporte a Yamaha. Eles não irão omitir a informação. Obrigado!

Leave A Response


− 2 = quatro