Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

CrystalSynth, o VSTi que virou app universal para iOS e sumiu pouco depois

Marcus Padrini dezembro 16, 2010 1 Comment »

Ontem pela manhã, vi que havia um novo app sintetizador universal para iOS na App Store. Seu nome não me era estranho: CrystalSynth. Vendo as imagens e a descrição percebi que se tratava da literal transformação de um VSTi, de mesmo nome, para um aplicativo iPad/iPhone/iPod Touch.

Como custava apenas 99 cents, resolvi comprar para testar e escrever sobre ele por aqui, caso fosse legal. Toquei por alguns minutos, gostei muito dos timbres e da interface (não muito bonita, mas com muitos controles) A quantidade de presets e recursos também me surpreendeu. Entrou na minha lista de apps para comentar aqui.

Quando fui fazer isso mais tarde, onde estava o CrystalSynth?! Evaporou. Simplesmente desapareceu da App Store. Apenas depois fiquei sabendo que o app ficou na Store apenas por alguns instantes. O motivo? Nada confirmado, mas tenho uma suspeita.

O empresa responsável pelo desenvolvimento do app apontada pela Apple era a Spectrasonics, a mesma que desenvolve famosos instrumentos virtuais para computadores, como o Atmosphere e o Omnisphere. Ocorre que, na última frase da descrição do app, estava escrito: “O CrystalSynth não tem nenhuma relação com a Spectrasonic! O nome do desenvolvedor está errado!”.

Erro da Apple? Talvez. Mas fui informado que, por coincidência, o desenvolvedor do VSTi CrystalSynth esteve/está trabalhando para a Spectrasonics no desenvolvimento de alguns produtos.

Vídeo do CrystalSynth versão VSTi, muito semelhante à do iOS.

-

Vamos ver se o CrystalSynth ressurge das cinzas nos próximos dias, com outras informações em sua descrição, para confirmarmos a história.

Se você ficou curioso sobre o CrystalSynth, a versão VSTi está disponível para Mac e PC aqui.


Posts Relacionados

One Comment

Leave A Response


6 − = um