Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

A Apple, o Camera Connection Kit e o tiro no pé do iOS 4.2

Marcus Padrini dezembro 8, 2010 13 Comments »

Vou contar uma história que você já deve conhecer.  No dia 17 de setembro de 2010, uma notícia correu o mundo: a nova versão do iOS traria tecnologia MIDI nativa para dispositivos como iPad, iPhone e iPod Touch. Pouco depois, desenvolvedores perceberam que poderiam usar o acessório Camera Connection Kit para fazer a ligação de equipamentos MIDI ao iPad. Usuários e desenvolvedores soltaram fogos de alegria com a novidade!

Camera Connection Kit da Apple

O Camera Connection Kit já era utilizado há tempos por muitos usuários para fazer a ligação de diversos acessórios ao iPad, incluindo teclados (o de escrever mesmo) e algumas interfaces de áudio.

Percebeu o cenário? MIDI e gravação de áudio no iPad usando apenas este pequeno acessório como ligação! Portátil, não?! Incrível, não é?! Bem, era…

Chega o aguardado iOS 4.2 e, minutos após o lançamento, surgem relatos de o iPad havia parado de reconhecer uma série de acessórios que funcionava normalmente na versão anterior do sistema.

A mensagem na tela era de que o acessório exigia alimentação demais. Mas o que aconteceu?

Na teoria, a Apple, preocupada com a duração da bateria do tablet, decidiu limitar via software o máximo fornecimento de energia para um acessório externo. E esta mudança foi drástica, saindo dos 100 mA anteriores para míseros 20 mA no iOS 4.2.

Com isso, praticamente todos os dispositivos deixaram de ser alimentados pelo iPad e os usuários passaram a depender de um HUB USB alimentado, que não é das coisas mais portáteis. O mais triste é que a mudança veio justamente no iOS mais aguardado por músicos e desenvolvedores, exatamente por estas possibilidades.

Agora é aguardar e torcer para que a atitude da Apple seja revista para a a próxima atualização do iOS e que a empresa entenda que, ao fazer isso, está matando a mobilidade de muitos usuários que viam no iPad um imenso potencial para aplicações musicais e diversas outras que podiam usufruir do acessório. Eu não vou ligar da minha bateria durar metade se puder gravar áudio com o iPad ou usar um controlador MIDI sem nenhuma fonte de alimentação externa.

Por enquanto, a venda de HUBs USB alimentados deverá aumentar.


Posts Relacionados

13 Comments

  1. Marcus Vinicius Zane dezembro 8, 2010 at 8:47 am - Reply

    Sr. Jobs sempre tentando dar uma limitada em seus produtos…. tiro no pé mesmo.

    • Marcus Padrini dezembro 8, 2010 at 8:53 am - Reply

      E como foi. É aguardar que o bom senso fale mais alto e que volte a ser como era antes.

  2. Alessandro Petrocino janeiro 13, 2011 at 11:13 am - Reply

    Pergunta:
    O iPad limita da mesma forma o fornecimento de energia à porta se o iPad estiver conectado a uma fonte de alimentação externa (carregador)?

    Não me importaria de ligar ele dessa forma …

    • musicapps janeiro 13, 2011 at 11:19 am - Reply

      Alessandro, o problema é que a porta que carrega o iPad é a mesma que conecta acessórios externos. Desta forma, ou você trabalha com um dispositivo alimentado externamente, ou com algum acessório que exija muito pouca energia, como interfaces de áudio bem simples. Acabamos de escrever sobre um novo dock da Alesis, o StudioDock, que parece permitir tudo isto e ainda carregar o iPad ao mesmo tempo.

  3. Alessandro Petrocino janeiro 13, 2011 at 11:30 am - Reply

    Poutz, vc tem razão! Fui totalmente amador agora …
    E o pior é q eu tenho um iPad … rsrsrs …

    By the way: Eu tava procurando 2 coisas:

    1.) Algum tipo de gerador de timbres, que eu pudesse usar com meu controlador MIDI, que tive "O" som de piano

    2.) Algo do tipo "Main Stage" do Logic, em que eu pudesse montar um layout de performance, com os comandos (transpode, multi-voice) e timbres que mais uso.

    Já existe algo neste nível?
    Se não, bem que a Apple podia desenvolver um "Logic Mobile" ou coisa do tipo …

    • Alessandro Petrocino janeiro 13, 2011 at 11:32 am - Reply

      Só deixando claro: tudo isso para o iPad
      (Quem entra e lê, pensa q tô falando direto no computador …)

    • musicapps janeiro 13, 2011 at 11:35 am - Reply

      Alessandro, timbre fantástico de piano para iPad, no nível dos instrumentos virtuais, ainda não há. Um dos que mais gosto e tem compatibilidade MIDI é o Pianist Pro, mas não é possível compará-lo com os pianos do Logic e nem com o TruePianos, por exemplo.

      Pois é, sobre a sua pergunta, este é o caminho natural. Acho que não demora a surgir uma espécie de Hypersonic 2 para iPad ou um gerenciador de instrumentos como o BrainSpawn Forte ou MainStage. Os produtos e a utilização dos músicos leva a crer que em breve tablets irão substituir sim os notebooks usados hoje por tecladistas e outros músicos em performances. Por enquanto, nada ainda com esta finalidade, mas a movimentação leva a crer que teremos novidades em breve. Abraços!

  4. Alex Sandro fevereiro 7, 2014 at 11:56 am - Reply

    Porque quando estou usando Garage band, Sampletank, Igrand piano, etc … No meu ipad 2 , do nada ele fica sem som por 2 segundos? Alguém poderia de ajudar?

    • musicapps fevereiro 10, 2014 at 4:05 pm - Reply

      Procure usar poucos apps simultaneamente. O iPad 2 não apresenta tanto processamento quanto os modelos mais atuais. Desligar wi-fi e bluetooth tb poderá ajudar. Abs

      • Alex Pieroni setembro 1, 2014 at 9:32 pm - Reply

        Me tire uma dúvida: vou pegar um IPad Air. Queria saber se nesse ipad eu não terei mesmo problema de ausência de som, conforme relatei sobre o ipad 2?

        • musicapps setembro 2, 2014 at 3:28 pm - Reply

          Não é normal ter problemas de ausência de som no iPad 2 e nem no iPad Air. É bom verificar com os desenvolvedores dos apps em que isso acontece para corrigir o problema. Abs!

  5. Marcos fevereiro 3, 2016 at 5:50 am - Reply

    Olá … Meu nome é Marcos , tenho um controlador M Audio axion air e um iPad 2 , comprei um Camera Connection Kit pra tentar usar o iPad com o controlador externo , percebi que o iPad 2 não é capaz de alimentar meu controlador , então através de suas publicações me informei que isso seria algo facilmente resolvido adquirindo um HUB … Aliás exatamente igual ao do vídeo que você demonstra com 7 entradas USB e tal … Conectei todos os dispositivos e aí o meu controlador ligou ( ascendeu ) aparentemente normal como ele acende quando conecto no USB do meu MacBook Pro por ex . , porém o controlador continua sem enviar sinal mídi para o iPad … é como se ele não estivesse reconhecendo … O que deve ser isso ? … como posso resolver esse problema ? , obs : estou usando : M Audio axion air pro + HUB + CCK + iPad 2 , obs 2 : tenho o garage band instalado no iPad assim como outros app como : igrand piano , Jampad , 50in 1 piano HD … mas nenhum desses app reage ao controlador , o que deve está acontecendo ? … Você tem como me ajudar ? … Agradeço .

    • musicapps fevereiro 13, 2016 at 4:58 pm - Reply

      Marcos, acesse nosso grupo MusicApps no Facebook. Será mais fácil receber ajuda por lá. Abraços e obrigado!

Leave A Response


um − 1 =