A Apple, o Camera Connection Kit e o tiro no pé do iOS 4.2

Vou contar uma história que você já deve conhecer.  No dia 17 de setembro de 2010, uma notícia correu o mundo: a nova versão do iOS traria tecnologia MIDI nativa para dispositivos como iPad, iPhone e iPod Touch. Pouco depois, desenvolvedores perceberam que poderiam usar o acessório Camera Connection Kit para fazer a ligação de equipamentos MIDI ao iPad. Usuários e desenvolvedores soltaram fogos de alegria com a novidade!

Camera Connection Kit da Apple

O Camera Connection Kit já era utilizado há tempos por muitos usuários para fazer a ligação de diversos acessórios ao iPad, incluindo teclados (o de escrever mesmo) e algumas interfaces de áudio.

Percebeu o cenário? MIDI e gravação de áudio no iPad usando apenas este pequeno acessório como ligação! Portátil, não?! Incrível, não é?! Bem, era…

Chega o aguardado iOS 4.2 e, minutos após o lançamento, surgem relatos de o iPad havia parado de reconhecer uma série de acessórios que funcionava normalmente na versão anterior do sistema.

A mensagem na tela era de que o acessório exigia alimentação demais. Mas o que aconteceu?

Na teoria, a Apple, preocupada com a duração da bateria do tablet, decidiu limitar via software o máximo fornecimento de energia para um acessório externo. E esta mudança foi drástica, saindo dos 100 mA anteriores para míseros 20 mA no iOS 4.2.

Com isso, praticamente todos os dispositivos deixaram de ser alimentados pelo iPad e os usuários passaram a depender de um HUB USB alimentado, que não é das coisas mais portáteis. O mais triste é que a mudança veio justamente no iOS mais aguardado por músicos e desenvolvedores, exatamente por estas possibilidades.

Agora é aguardar e torcer para que a atitude da Apple seja revista para a a próxima atualização do iOS e que a empresa entenda que, ao fazer isso, está matando a mobilidade de muitos usuários que viam no iPad um imenso potencial para aplicações musicais e diversas outras que podiam usufruir do acessório. Eu não vou ligar da minha bateria durar metade se puder gravar áudio com o iPad ou usar um controlador MIDI sem nenhuma fonte de alimentação externa.

Por enquanto, a venda de HUBs USB alimentados deverá aumentar.

Curta e compartilhe!