Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Será possível tocar com vários apps musicais ao mesmo tempo?

Marcus Padrini novembro 23, 2010 3 Comments »

O novo e tão aguardado iOS 4.2 chegou e, pouco mais de 24 horas após o seu lançamento, o que consegui ver até agora é um campo fértil de oportunidades para a música em dispositivos como o iPhone, iPod Touch e iPad.  Duas são as novidades principais para se fazer música: linguagem MIDI nativa [Confira nosso especial sobre o assunto] e o multitarefa, já presente em nas versões 4.1 para iPhones e iPods Touch, mas ainda pouco explorado pelos aplicativos.

Ontem decidi fazer alguns testes com a funcionalidade multitarefa. Pesquisei quais eram os apps musicais já preparados para o iOS 4.2 e que já contavam com o recurso de áudio em background. Isto quer dizer que, ao alternar entre os aplicativos no iPad ou iPhone, o app que está tocando algum som não interrompe o áudio ao sair da tela.

Duas boas surpresas: o ótimo ThumJam já está preparado para esta funcionalidade, assim como o didático e cheio de recursos Beat Vibe para iPad. O interessante é que você pode começar uma levada de bateria no Beat Vibe, mudar para o ThumbJam (ainda ouvindo a bateria), programar uma nova sequência e ainda ir para outros apps musicais para fazer um solo ou desenvolver uma idéia, por exemplo.

Gravei um vídeo que demonstra meu teste:

Claro que tudo isto é muito novo e que, mais uma vez, toda a evolução do sistema operacional de nada adiantará sem o desenvolvimento e a adequação de aplicativos para explorar as novas funcionalidades.

Vamos trazer isto para o mundo prático e imaginar quem poderá ser beneficiado com as novidades:

- DJs poderão rodar um app como o novo Djay para iPad, deixá-lo tocando em segundo plano e acessar qualquer outro app que desejarem para fazer efeitos sonoros ou tocar outro instrumento do tablet.

- A maioria dos bons apps musicais para iOS vem com recurso de gravação e playback, geralmente com a função de loop. Desta forma desenvolver suas idéias será ainda mais fácil do que ficar copiando e colando áudio entre os aplicativos. Desenvolva uma idéia no Pianist Pro, depois grave uma sequência de baixo no nLog Synth e se divirta solando por cima no MorphWiz, apenas como hipótese.

- Profissionais que trabalham com áudio, vídeo e iluminação, poderão alternar entre estes aplicativos e ter controle sobre várias tecnologias com o mesmo dispositivo.

Mas por fim, imaginei uma outra situação, que nem sei se será possível, mas não deixa de fazer sentido. Por enquanto, nenhum dos aplicativos compatíveis com a Core MIDI ou MIDI Mobilizer apresenta o recurso de áudio em background. Porém, assim que um deles o fizer, talvez seja possível abrir dois ou mais apps MIDI no iPhone ou iPad e controlá-los ao mesmo tempo, através de diferentes canais MIDI. Isto seria realmente incrível.

A idéia seria assim configurada: teclado ou equipamento controlador MIDI conectado via MIDI Mobilizer, MIDI USB com camera connection kit ou Wi-fi, configurado para enviar mensagens em diferentes canais MIDI. Dois ou três aplicativos abertos em modo multitasking, com recurso de áudio em background, cada um recebendo mensagens e notas em um canal MIDI distinto. Sonho?  Takvez não. Vamos aguardar.


Posts Relacionados

3 Comments

  1. Denis Rodrigues Cass novembro 23, 2010 at 10:23 pm - Reply

    Nossa seria ótimo mesmo trabalhar dessa forma.

    Sou músico a cerca de 10 anos e fico empolgado com essas possibilidades.

    • Marcus Padrini novembro 23, 2010 at 11:46 pm - Reply

      Olá, Denis! Pois é, as coisas estão começando agora, mas acredito que este será o caminho. Em breve acho que teremos músicos se apresentando só com iPads e outros tablets em vez de notebooks.

Leave A Response


6 + sete =