Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPhone/iPod Touch

Review S1MidiTrigger (universal para iOS)

Marcus Padrini novembro 5, 2010 11 Comments »

S1MidiTrigger

Com a possibilidade de usar iPhones, iPods e iPads como controladores MIDI, via Wi-fi e Midi Mobilizer Line 6, começaram a surgir inúmeros apps com alguma funcionalidade MIDI. Porém, desde o início aguardava um aplicativo que fosse um bom controlador MIDI, não um teclado MIDI na tela, mas sim faders, knobs, pads e outros controles do gênero.

Surgiram então ótimas opções como o Touch OSC, utilizando conexão wi-fi e software auxiliar conversor de mensagens OSC em MIDI. Porém, para quem deseja ter um app com controles MIDI, sem a necessidade de um computador intermediando o processo, o novo S1MidiTrigger pode ser uma boa escolha.

O S1MidiTrigger não é bonito como o TouchOSC, mas apresenta dois pontos que me fizeram considerá-lo como uma boa solução MIDI para o iOS: funciona com a MIDI Mobilizer Line 6 (dispensando a necessidade de um computador) e tem editor de layout integrado (dispensando de novo o computador). Desta forma, tudo que você precisa para usar o S1MidiTrigger é a MIDI Mobilizer, seu dispositivo iOS e qualquer equipamento MIDI.

Layouts

Editor de Layout S1MidiTrigger

Suponha que você tenha um teclado ou módulo sintetizador. Se ele tem muitos controles no painel para a alteração rápida dos timbres ao vivo, ótimo. Porém, e se não tem? E que tal ter inúmeros controles ao alcance dos dedos, com nomes e valores que você definir? Esta é uma das grandes vantagens dos controles MIDI em telas multi-touch: você pode criar quantos layouts quiser, de acordo com seus equipamentos e necessidades, seja para controlar as drawbars de um hammond, ou para disparar um sequenciador.

O S1MidiTrigger tem um bom editor interno de layouts. É possível criar modelos do zero ou editar os já existentes. Existem diversas opções de controles e cada um deles pode ser configurado individualmente. Para cada controle poderá ser atribuído um comando MIDI (CC) ou uma nota MIDI.

No início não achei o editor tão intuitivo, mas rapidamente me acostumei com ele e em alguns minutos montei o layout feio, mas funcional, abaixo:

Layout no S1MidiTrigger

Neste layout configurei três pads como notas MIDI, sendo que um tem a opção de hold, sustentando o som até que eu pressione o pad novamente, e os outros funcionam da maneira convencional.  Uma grande vantagem é poder atribuir várias notas a um só pad. Isto é útil para disparar acordes, por exemplo, em vez de notas individuais.

Nos faders e no controle XY, configurei CCs MIDI capazes de alterar parâmetros do timbre que escolhi no meu sintetizador Korg microX, como filtro, modulação, velocidade de LFO, ressonância, etc. Depois foi só salvar o layout e conectar o iPad ao microX, por meio da MIDI Mobilizer.

O resultado do teste você confere agora:

Confira o resumo do S1MidiTrigger:

O que há de bom:

  • Editor de layouts integrado.
  • Compatibilidade com a interface MIDI Mobilizer Line 6.
  • Também funciona via Wi-fi.
  • Nenhuma latência nos testes realizados.
  • Crie, edite e salve seus presets com facilidade.
  • App Universal. Pode ser usado em iPhones, iPod Touchs e iPads.
  • Atribua a cada controle na tela notas ou comandos MIDI.

Pode melhorar:

  • A interface precisa ser mais bonita para você ter orgulho de levá-lo ao palco.
  • O editor poderia ser ligeiramente mais intuitivo.
  • Não há como inserir textos no layout que não estejam vinculados à controles.
  • Pode haver mais opções para o comportamento de cada controle.

E finalmente:

-Versão universal para iOS

S1MidiTrigger (AppStore Link) S1MidiTrigger
Desenvolvedor: Shuichi Miura
Preço: USD 2.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade (5/5)
Qualidade Sonora: -
Interface gráfica: (2.5/5)
Flexibilidade: (4/5)
Profissional: (4/5)
Diversão: (4.5/5)
Geral: (4/5)

Conclusão:

O S1MidiTrigger é um dos apps que já estão na minha lista para uso profissional. Funcionar sem depender de wi-fi e modelar layouts sem um computador são duas vantagens consideráveis. Sua interface, no entanto, poderia ser bem mais agradável e até mesmo compatível com o design de iPads e iPhones. Entendo que usar dispositivos iOS nos palcos é algo que transmite a idéia de modernidade e visual neste caso é sim importante.

Nos testes que fiz, o S1MidiTrigger não apresentou nenhuma latência, tanto no funcionamento com wi-fi, como usando a MIDI Mobilizer. O processo de configuração é extremamente simples.

Pelas funcionalidades oferecidas, recomento a compra do S1MidiTrigger se você precisa de um bom controlador MIDI para iPhone/iPod Touch/iPad, seja para uso com a MDI Mobilizer, seja via Wi-fi. Isto sem falar no fato de adquirir um controlador MIDI bastante customizável por menos de 3 dólares! :)

Com a chegada do iOS 4.2, espero que o desenvolvedor também implemente a funcionalidade da conexão MIDI USB via Apple Camera Kit, o que tornará o S1MidiTrigger ainda mais versátil.


Posts Relacionados

11 Comments

Leave A Response


× 2 = seis