Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPad, iPhone/iPod Touch

Review MultiTrack DAW: gravação multipista com seu iPhone/iPod Touch/iPad

Marcus Padrini novembro 25, 2010 11 Comments »

O MultiTrack DAW, desenvolvido pela Harmonicdog,  é um app universal para dispositivos iOS que permite a gravação de áudio em até 24 faixas. Ele não é um aplicativo novo e foi um dos primeiros a oferecer a possibilidade de gravação multipista no iOS. Neste review vou mostrar que, mesmo ainda não sendo a solução dos sonhos para gravação no iOS, o MultiTrack Daw é um dos aplicativos mais úteis, intuitivos e versáteis de sua categoria.

Gravadores portáteis não são novidades, mas e se um deles, com 24 faixas de áudio, pudesse ficar dentro do seu bolso? Melhor, funcionando no seu iPod ou iPhone, que você já leva para a maioria dos lugares. O MultiTrack Daw é uma solução extremamente funcional para quem quer gravar áudio com os dispositivos iOS e se você já trabalhou com softwares de gravação como Sonar, Pro Tools, Garage Band e Logic, entender sua interface e sua dinâmica de funcionamento será extremamente fácil.

A interface

A interface do MultiTrack Daw é realmente simples e atinge completamente seu objetivo. Pensado inicialmente para o iPhone e depois adaptado para o iPad, o aplicativo trabalha com um recurso interessante para a interação do usuário com seus controles na tela. Ao tocar qualquer controle, uma espécie de zoom acontece e é possível ver em detalhes as opções de cada configuração, fader ou knob.

O estilo de gravação em linha de tempo, semelhante ao utilizado pela maioria dos softwares profissionais do mercado, faz com que entender seu funcionamento seja rápido e descomplicado. A única dificuldade fica por conta da manipulação das faixas de áudio gravadas. Cortá-las e ajustá-las poderia ser mais intuitivo para o usuário, mas está longe de ser uma grande dificuldade.

Gravar com o que?

Este era o grande problema inicial dos aplicativos de gravação de áudio do iOS. Legal gravar em multipista, mas como?  Que equipamento usar? Como conseguir boa qualidade no áudio capturado?

Em tempos de iOS 4.2, esta pergunta já foi quase completamente respondida. Hoje existem no mercado inúmeros acessórios para melhorar a qualidade das gravações de áudio nos dispositivos móveis da Apple. Se você deseja apenas registrar uma idéia, o MultiTrack Daw permitirá a gravação usando o microfone embutido de iPads/iPhones/iPods. Porém, se você deseja gravar com maior qualidade e com fins mais profissionais, é bom considerar a aquisição de um acessório.

Algumas sugestões:

- iRig da iK Multimedia: adaptador de instrumentos que permita a ligação de uma entrada de áudio do tipo banana (P10).

- AmpKit Link: fabricado pela Peavey, tem a mesma finalidade do iRig, mas funciona com alimentação de pilhas.

- Guitar Jack: desenvolvido pela Sonoma Wire Works, é um acessório que se conecta à entrada dock do dispositivo e possibilita a gravação de áudio até mesmo em estéreo. (até este review o Guitar Jack funcionava apenas em iPhones e iPods Touch até a terceira geração)

- Blue Mikey: microfone que se conecta ao dock para capturar áudio no iOS. (até este review, o Blue Mikey funcionava apenas para iPhones e iPods Touch até a terceira geração)

- Camera Connection Kit: no iPad este acessório permite a ligação de diversas interfaces de áudio USB disponíveis no mercado. É a maneira mais simples e de maior qualidade para se gravar áudio no tablet em estéreo.

O MultiTrack Daw trabalha com todas estas opções.

Recursos e diferenciais

O MultiTrack foi um dos primeiros a oferecer a monitoração do sinal de entrada durante a gravação com playbacks de outras faixas. O app disponibiliza em sua versão básica a gravação de até 8 canais de áudio em estéreo. É possível realizar upgrade para até 24 canais. No caso do iPad, podemos visualizar na tela até 11 destas faixas de uma só vez.

Um diferencial importante do MultiTrack é trabalhar com edição não linear e não destrutiva. Independente de você alterar o tamanho de suas trilhas, a gravação original é mantida nos recursos Regions e Bins.

O app permite importar áudio via wi-fi, iTunes file sharing, copiar/colar de outros aplicativos e ainda acessar diretamente o conteúdo da coleção de músicas no dispositivo.

As gravações, com qualidade de CD (44.1 kHz, 16 bits), podem ser exportadas de 5 formas: Wi-Fi, Copy/Paste, Email, iTunes File Sharing, e diretamente para o SoundCloud. O app suporta os formatos: mp3, wav, aac, m4a, aif, e alac.

Além disso, o MultiTrack também oferece um metrônomo bem completo, com diversas configurações e ajuste do tempo que varia de 40 a 240 bpms.

Por que não é perfeito?

Apenas por dois pequenos (grandes) detalhes: a total falta de efeitos de áudio e também de recursos básicos de edição das faixas gravadas. Até o momento não é possível inserir fades ou trabalhar com reverb no MultiTrack. Se você está gravando instrumentos eletrônicos talvez isto não seja um problema. Para instrumentos acústicos e voz, será.

Com este detalhe, você acabará precisando de outro aplicativo para tratar as faixas e isto representa copiar e colar áudio algumas vezes no iOS, o que nem sempre é muito agradável. O desenvolvedor já considera implementar as funções, mas existe a preocupação com o desempenho do MultiTrack em dispositivos mais antigos.

Aliás, esta é outra vantagem. A performance do MultiTrack é espetacular em todos os dispositivos que testei, de um iPhone 3G ao iPod Touch 4G.

Abaixo um teste que realizei com o app, gravando o áudio de apps musicais no iPad com o novo iPod Touch 4G e o  adaptador iRig, da IK Multimedia:

Mais um teste de gravação de instrumentos do iPhone e do iPad usando o iPod Touch 4G com o iRig e o MultiTrack DAW, desta vez exportado diretamente para o Sound Cloud:

MultiTrack DAW example by musicapps

Vamos ao resumo do MultiTrack DAW (universal para iOS)

O que há de bom:

  • Interface simples e leve.
  • Compatibilidade com a maioria dos acessórios existentes para a gravação de áudio em iOS, incluindo o Camera Connection Kit para o iPad.
  • Trabalha com múltiplos formatos de áudio.
  • Edição não linear e não destrutiva.
  • Monitore o sinal de entrada e grave ao mesmo tempo.
  • App Universal. Pode ser usado em iPhones, iPod Touchs e iPads.
  • Exporte ou importe áudio com facilidade, inclusive diretamente para o Sound Cloud.
  • Boa performance em dispositivos novos e mais antigos.

Pode melhorar:

  • Inclusão de recursos de edição de faixas como fades in/out, filtros, etc.
  • A edição de comprimento das faixas poderia ser mais intuitiva.
  • A inclusão de efeitos como reverb, delay e chorus seria muito bem-vinda.

E finalmente:

-Versão universal para iOS

MultiTrack DAW (AppStore Link) MultiTrack DAW
Desenvolvedor: Hamilton Feltman
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade -
Qualidade Sonora: (5/5)
Interface gráfica: (4.5/5)
Flexibilidade: (4/5)
Profissional: (3.5/5)
Diversão: (4/5)
Geral: (4.2/5)

Conclusão:

Não importa se você quer gravar apenas para se divertir ou se está pensando em fazer seus registros com fins mais profissionais. Para qualquer um dos objetivos, envolvendo dispositivos iOS, o MultiTrack DAW será de grande utilidade. Pequeno, leve e funcional o app é uma das melhores e mais flexíveis soluções para gravação de áudio em iPhone/iPad/iPod Touch. O trabalho com acessórios para aumentar a qualidade das gravações é interessante, mas para o registro de idéias é possível usar o microfone dos dispositivos e obter resultados satisfatórios.

Com algumas implementações o MultiTrack poderá ser uma solução completa para gravação e produção de áudio sem sair de um dispositivo móvel.

Telas do app:


Posts Relacionados

11 Comments

  1. Juarah novembro 26, 2010 at 9:58 pm - Reply

    Eu ainda estou engatinhando no MusicStudio

    lite no meu iPhone 4! estou sem grana pra

    comprar um teclado controlador.

    Muito bom seu blog !

  2. Bruno dezembro 7, 2010 at 6:39 am - Reply

    Muito bom seu blog, mesu parabéns.

    Meu iPad deve chegar hoje, e eu não vejo a hora de começar a testar todas as dicas que vi aqui.

    Muito obrigado por sua iniciativa!

    • Marcus Padrini dezembro 7, 2010 at 7:35 am - Reply

      Eu é que agradeço pela visita e pela participação! :)

  3. bira santana novembro 30, 2013 at 10:22 pm - Reply

    broder parabesn pelos artigos escritos, trabalho como técnico de som mixando show ao vivo , gostaria de saber sua dica pra gravar shows direto da saida da mesa com o IPAD, já faço isso com o notebook, mas gostaria de faze-lo com o ipad que já uso pra controlar as mesa de som digitas, preciso duma dica de interface (leve e pratica) e um bom App, valeewwwwww

    • musicapps dezembro 2, 2013 at 2:39 pm - Reply

      O Auria e o Cubasis serão os melhores apps para o que pretende. O multitrack também fará o trabalho, mas possui menos opções para edições posteriores. Quanto à interface de gravação, dê uma olhada em nossa seção de reviews. Temos diversas já testadas, algumas inclusive capazes de gravar em diversos canais. Abs e obrigado!

Leave A Response


seis + = 15