Matérias, Notícias

Notícia muito esperada: Pianist PRO mostra MIDI USB no iPad, via Apple Camera Kit

Marcus Padrini novembro 2, 2010 1 Comment »
via @BeatMakerTV

Desde o anúncio da implementação MIDI nativa no novo iOS 4.2, existe a expectativa sobre o que irá acontecer com a forma de se conectar dispositivos MIDI USB ao iPad.  Ainda não há muita informação sobre, mas mais uma vez a MooCowMusic, desenvolvedora do app Pianist PRO, saiu na frente e postou um vídeo utilizando o Apple Camera KIT para fazer uma ligação USB MIDI entre o iPad e um sintetizador.

Na prática, isto significa que, com um acessório simples como o Camera Kit, seria possível ligar o iPad a qualquer equipamento MIDI USB. A versatilidade do acessório Camera KIT aliás, é cada dia mais surpreendente. Há algum tempo falamos por aqui sobre a possibilidade de utilizá-lo para ligar interfaces de áudio ao iPad.

É importante dizer que tudo está muito no início e que ainda há várias perguntas sem resposta. Não se sabe quais teclados irão funcionar, existe a questão dos drivers e provavelmente a adequação de todos os apps, como já ocorre com a interface MIDI Mobilizer.

Na verdade, ter cada vez mais opções é o que faz do iPad e do iOS uma plataforma cada vez mais fantástica para as possibilidades musicais. Em breve, músicos poderão controlar aplicativos via MIDI por três formas diferentes: via Wi-fi, pela interface MIDI Mobilizer e por meio da conexão MIDI USB, como neste exemplo do câmera kit e o Pianist PRO. A diversidade neste caso é muito bem-vinda, ainda mais se os desenvolvedores seguirem a tendência de incorporar todas estas formas de conexão a seus aplicativos.

O recurso de conexão MIDI USB via Apple Camera Kit Connection está disponível na proxima versão (1.8) do Pianist PRO para iPad.

Pianist Pro (AppStore Link) Pianist Pro
Desenvolvedor: MooCowMusic Ltd.
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!

Posts Relacionados

One Comment

Leave A Response


+ 3 = seis