Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Reviews, iPhone/iPod Touch

Review MIDI Mobilizer (Line 6)

Marcus Padrini outubro 22, 2010 10 Comments »

MIDI Mobilizer Line 6

Que tal controlar seus apps musicais favoritos para iOS com seu bom e velho teclado físico via MIDI? Já pensou em utilizar o iPad ou iPhone como módulos de timbres ou sintetizadores? Imagine então controlar seus softwares e equipamentos MIDI compatíveis favoritos com uma nova interface Multi-Touch com possibilidades de controle inovadoras! Esta é a idéia por trás da MIDI Mobilizer, da Line 6.

A MIDI Mobilizer foi a primeira interface MIDI fabricada especialmente para dispositivos iOS. Quando ela foi desenvolvida ainda não havia nem indícios de que a Apple iria inserir a funcionalidade MIDI em seu sistema operacional móvel. A Line 6 desenvolveu então o hardware e também a parte de software para que os apps pudessem se comunicar com a MIDI Mobilizer.

Após o lançamento do produto, houve um período estranho de alguns meses extremamente sem novidades sobre as suas reais funcionalidades. Apenas os apps da Line 6 eram compatíveis com o acessório e eles estavam longe da finalidade que todos estavam esperando. Um deles apenas grava e reproduz sequências MIDI, o outro pretendia ser um controlador MIDI ,mas tinha diversas limitações.

Os usuários queriam controlar seus apps musicais favoritos do iOS com teclados MIDI, queriam usar o iPad e o iPhone como controladores para outros equipamentos e softwares e nem sempre a funcionalidade MIDI via Wi-fi, já presente na época em muitos aplicativos, era a opção mais confiável e confortável.

A Line 6 então optou por abrir a programação da MIDI Mobilizer, permitindo o desenvolvimento de aplicativos por terceiros. Isto realmente mudou o rumo das coisas. Novos apps e outros já bastante populares rapidamente se tornaram compatíveis com o acessório. O primeiro deles foi o Pianist Pro, depois vieram o BS-16i, o nLog Synth MIDI, o nLog Synth PRO, o Nano Studio e, mais recentemente, o ótimo Music Studio. Isto sem comentar os apps sequenciadores e controladores que também começaram a trabalhar com o aparelho da Line 6.

Aparência e durabilidade

MIDI Mobilizer na caixa

A MIDI Mobilizer chega em uma embalagem simples, mas bem feita. Dentro estão 3 peças: o adaptador, que será conectado à entrada dock dos dispositivos, e dois cabos MIDI que são, pelo menos para a maioria das pessoas, bastante curiosos. Um das pontas é MIDI, para conexão em teclados controladores ou qualquer outro equipamento MIDI,  a outra é uma espécie de P2 que se conecta à peça principal.

A construção do acessório é bem feita e não tem aspecto de brinquedo. Os conectores são bem feitos e existem dois leds na peça principal que indicam a entrada e saída de sinal. Os cabos MIDI tem um bom tamanho, o que auxilia muito no uso de equipamentos variados.

A idéia dos cabos MIDI separados é boa. Além de facilitar a reposição, no caso de qualquer problema, também facilita o transporte do acessório, que é bastante portátil. Como qualquer dispositivo MIDI, a MIDI Mobilizer inspira cuidados. Os cabos bem finos e os conectores pequenos merecem atenção para não reduzirem a vida útil do equipamento.

A única coisa que a Line 6 poderia ter nos ajudado é não enviar o produto com dois cabos MIDI absolutamente idênticos. Como os cabos são longos é realmente difícil algumas vezes saber quem é o OUT e quem é o IN. A simples marcação com cores diferentes nos conectores das duas pontas resolveria o problema.

Utilização

Não poderia ser mais simples. Aliás, é tão simples como MIDI já era. Simplesmente entre no aplicativo, ligue seu controlador ou equipamento MIDI à MIDI Mobilizer – e ela ao iPhone/iPad/iPod – e comece a tocar imediatamente. Cada aplicativo terá sua aba ou guia de configurações para o acessório. Geralmente é nestas opções onde você poderá alterar o canal de recebimento MIDI, canal de envio, se o app recebe e envia MIDI, etc.

Exemplo de utilização que fizemos da Line 6 MIDI Mobilizer com o Sintetizador Korg Microx:

Compatibilidade

Este ainda é o maior problema da MIDI Mobilizer. Mas a palavra compatibilidade merece duas análises. A primeira é uma boa notícia: o acessório é compatível com praticamente todos os modelos de dispositivos iOS, inclusive o iPad e não requer nenhuma espécie de configuração especial para funcionar em nenhum deles.

A segunda análise é o ponto chave do sucesso do acessório. Para haver sentido na existência da MIDI Mobilizer é necessário existir aplicativos para que ela possa interagir. Mesmo com a liberação do desenvolvimento de aplicativos por terceiros, de forma pouco burocrática, o número de apps compatíveis ainda é pequeno comparado à enormidade de apps musicais existentes hoje na App Store.  O lado bom é que praticamente todos os apps compatíveis com a MIDI Mobilizer são bons, versáteis e eficientes e já fazem valer a pena ter a interface.

Porém, sobre o futuro ainda é difícil dizer. Depois que a Apple anunciou que a nova versão do iOS (4.2) já irá ter compatibilidade nativa com MIDI, muitas perguntas ficaram no ar. Uma vez com a compatibilidade nativa, seria possível utilizar qualquer cabo MidixUsb para controlar apps musicais? Seria o fim da MIDI Mobilizer pouco depois do seu nascimento? Até agora não há respostas.

Preço e disponibilidade

A importadora que traz os produtos da Line 6 para o Brasil nos informou que nada de MIDI Mobilizer oficialmente em terras brasileiras antes da metade de 2011. Lá fora ela é vendida por 69 dólares. No Mercado Livre foi e está sendo oferecida de quando em quando por cerca de 270 reais.

MusicApps sobre a MIDI Mobilizer (Line 6):

Construção e Durabilidade (4.5/5)
Facilidade de utilização: (5/5)
Portabilidade: (5/5)
Compatibilidade: (3/5)
Profissional: (5/5)
*Preço: (3/5)
Geral: (4.2/5)
*preço ainda não definido no Brasil

Conclusão e considerações finais:

A MIDI Mobilizer é uma interface MIDI para dispositivos iOS, bem construída e totalmente funcional. Seu grande problema ainda é o número restrito de apps compatíveis para a interação com o acessório. Porém, cada vez mais ótimos apps estão inserindo esta compatibilidade. Com o lançamento do novo iOS (4.2), com MIDI integrada, várias perguntas surgiram sobre a sobrevida da MIDI Mobilizer. Espero que esta integração sirva apenas para que mais apps possam ser compatíveis com MIDI, utilizando diversos cabos e até mesmo a MIDI Mobilizer, que é um ótimo equipamento.

Posts Relacionados

10 Comments

  1. Renan dezembro 29, 2011 at 11:55 pm - Reply

    Poderiam fazer um review sobre o mobile in da line 6 ?

    • musicapps dezembro 31, 2011 at 5:14 pm - Reply

      Estamos providenciando o dispositivo aqui no Brasil. Abraços

  2. Rander julho 25, 2013 at 11:07 am - Reply

    Com esse dispositivo, ficaria praticamente impossível utilizar um controlador midi como footswitch, certo? Será que teria alguma forma para mudar os efeitos sem que seja com o dedo?

    • musicapps julho 26, 2013 at 3:25 pm - Reply

      A Midi Mobilizer é uma interface antiga. Hoje existe a Midi Mobilizer 2 e há ainda o iRig MIDI, ambos compatíveis com MIDI tradicional e com a possibilidade de conexão de qualquer equipamento MIDI.

Leave A Response


− cinco = 4