Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Reviews, iPhone/iPod Touch

Review iRig (IK Multimedia)

Marcus Padrini outubro 22, 2010 19 Comments »

iRig da IK Multimedia

Com o review do iRig da IK Multimedia estamos inaugurando uma nova seção do MusicApps, destinada a reviews de hardware, acessórios que irão auxiliar no trabalho de se fazer música em dispositivos móveis. Vamos falar de interfaces MIDI, cabos adaptadores para guitarra e baixo, microfones, caixas de som e muito mais, sempre tendo utilizado o equipamento e dando opiniões sinceras e fundamentadas sobre os produtos, para auxiliar nossos leitores no processo de compra.

O iRig foi o primeiro adaptador lançado, para o grande público, com o objetivo de permitir a ligação de guitarras e baixos aos dispositivos iOS, como iPhones e iPads. Desenvolvido pela IK Multimedia, um grande desenvolvedor de instrumentos virtuais, como o famoso Amplitube, o iRig tinha o desafio de separar o sinal de entrada do sinal de saída de áudio dos dispositivos iOS e fornecê-lo com qualidade para que um app pudesse depois tratá-lo e processá-lo. Neste review não vamos analisar o app Amplitube para iOS, mas sim dizer como o iRig se comporta com ele e até mesmo com outros apps, com finalidades parecidas ou distintas.

Aparência e durabilidade

iRig na caixa

O iRig chega em uma embalagem simples, uma espécie de cartela. Sua construção dá uma impressão de algo durável, apesar de ser completamente construído em plástico. Até aí nada de muito chocante visto que quase 100% dos novos equipamentos seguem este mesmo padrão de acabamento, geralmente utilizando materiais plásticos de alta resistência.

O iRig é realmente compacto e pode ser levado no bolso sem nenhuma dificuldade. O único pequeno cabo que ele apresenta, para ser conectado ao iPhone/iPad/iPod Touch, é bem reforçado e, tanto o cabo quando o plug, não transmitem a idéia de que irão se quebrar facilmente.

O acessório não usa nenhuma fonte de alimentação, bastando ligá-lo ao dispositivo para começar a tocar.

Qualidade e características sonoras

Ligado ao dispositivo e rodando o app Amplitube, utilizar o iRig é bem fácil. O sinal da guitarra chega bem ao dispositivo e os resultados com o app são satisfatórios. A solução oferecida pela IK Multimedia pode ser tranquilamente usada para estudos e a prática de seu instrumento, onde você estiver. Nada de latência aqui em nenhum app testado! Aliás, em relação à latência, os resultados foram superiores até mesmo em comparação com simuladores em notebooks rodando em máquinas com boas configurações.

Apenas um detalhe que gostaria de colocar sobre o som. Por estar acostumado a tocar com simuladores de amplificador no notebook ou em equipamentos físicos com o V-amp3 da Behringer, o que me incomodou um pouco em tocar com o iRig é algumas vezes não ter todo o ganho que gostaria nos fones de ouvido. Em amplificadores e caixas tudo corre muito bem, com fones gostaria de um pouco mais de volume, mas isto pode ser apenas a minha impressão por gostar das coisas um pouco mais altas.

Muito se fala em feedback nestes dispositivos do iPhone. Sinceramente, tocando com o iRig e o Amplitube não experimentei nenhum feedback, em nenhum momento. O mesmo não posso dizer sobre quando usei o iRig com o app AmpKit, mas isto será comentado abaixo.

Compatibilidade e possibilidades

O iRig pode ser usado para conectar diversos outros instrumentos ao dispositivo iOS, além de guitarras e baixos. Fiz testes com microfones e sintetizadores e tudo funcionou muito bem.

[Atualizado em 18-04-11 !] De fato tive sucesso com microfones ligados ao iRig. Porém, testes mais recentes de alguns leitores apontam dificuldades na ligação de microfones dinâmicos aos dispositivos iOS com o acessório, principalmente ao iPad.  Os relatos incluem nenhum sinal de áudio, sinal de baixa qualidade ou sem potência adequada.  Vale lembrar que existem outras alternativas para a utilização de microfones com os iGadgets, como o iRig Mic, dispositivos da áudio USB e o Camera Connection Kit, ou ainda, aproveitando o iRig, utilizar um simples pré-amplificador de microfones, como uma pequena mesa de som, antes de enviar o sinal para o iRig.

O acessório irá funcionar em todos os apps de gravação mais conhecidos e também em processadores de efeito para o iOS. Recentemente usei o iRig para ligar meu sintetizador ao app Moog Filtatron e tive ótimos resultados.

Nos apps simuladores de amplificadores e efeitos, como Pocket Guitar e Amps & Cabs, tudo funcionando muito bem. Porém, o problema maior é na utilização do iRig com o app AmpKit. Por não ter sido projetado para o acessório, você com certeza ouvirá bastante feedback ao tocar com o AmpKit, sem realizar nenhuma configuração. Já publiquei aqui um guia para tocar com o iRig no AmpKit sem problemas. Tudo passa pela redução do ganho de entrada e utilização de feedback filter. É bom lembrar que, pelo menos nos apps do iOS, utilizar muito redutor de feedback e ruído significa alterar o timbre, muitas vezes de forma drástica.

Preço e disponibilidade

O iRig está disponível no Brasil na Quanta Store, que traz para o país os produtos da IK Multimédia. Na época em que este review foi escrito (outubro/2010), o produto estava sendo vendido a R$ 169,00, em até 10x sem juros. Ok, não é barato. Mas é bom considerar que quando o produto é vendido oficialmente por aqui existe uma série de impostos e outras situações que irão gerar uma diferença considerável com o preço lá fora.

Por outro lado, o processo de venda e entrega da Quanta é digno de elogios, tudo ocorreu rapidamente e com ótimo suporte antes e depois da chegada do produto. Outro ponto positivo é ter a garantia do produto no Brasil e evitar qualquer dor de cabeça.

MusicApps sobre o iRig (IK Multimedia):

Construção e Durabilidade (4.5/5)
Facilidade de utilização: (5/5)
Portabilidade: (5/5)
Compatibilidade: (4.5/5)
Profissional: (4/5)
Preço: (3/5)
Geral: (4.3/5)

Conclusão e considerações finais:

O iRig é um bom acessório para tocar guitarra ou outro instrumento onde quer que você esteja. Utilizá-lo com o Amplitube é simples e oferece boa qualidade para estudar o instrumento ou simplesmente se divertir. A construção do iRig é compatível com o seu propósito e não dá medo de sair com ele por aí. O ganho com headphones poderia ser um pouco maior e o nível de ruído, com o aumento do volume, um pouco menor.

Comprar o iRig é uma boa opção para quem quer tocar guitarra em qualquer lugar sem complicações e também para quem quer ligar outros instrumentos ou fontes de áudio (mono) aos dispositivos iOS, gravar ou processar este sinal com outros apps.

Posts Relacionados

19 Comments

  1. daniel janeiro 6, 2011 at 11:03 pm - Reply

    da pra tocar usando o iRig simultaneamente com alguma musica que esta armazenada dentro do Iphone?

    • Marcus Padrini janeiro 6, 2011 at 10:02 pm - Reply

      Sim, desde que o app que você estiver tocando permita isso. No amplitube e no ampkit você conseguirá. Abraços

  2. Marcelo dezembro 17, 2012 at 11:04 am - Reply

    Gostaria de Saber se posso usar o Irig em notebook, e se ha latência como diminuir?

    • musicapps dezembro 22, 2012 at 1:28 am - Reply

      Não, pois a entrada de microfone e fone do notebook costuma não ser costuma ser composta como a dos dispositivos iOS.

  3. Caio novembro 25, 2013 at 5:39 am - Reply

    Gostaria de gravar o som resultante de uma mesa com 16 canais. Seria possível utilizar o irig, ligando-o a saída monitor da mesa?
    Obrigado e parabéns pelo site!

    • musicapps novembro 25, 2013 at 11:14 am - Reply

      Caio, para gravar a saída de um mixer, o ideal é usar uma interface que possa gravar em estéreo. Recomendo o iO Dock, a GuitarJack 2 ou qualquer outra interface de áudio compatível com o iPad via USB. Existem vários posts sobre isto aqui no MA. Dá uma olhada em nossa parte de review. Abs!

Leave A Response


6 − = quatro