Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps

Review BS-16i (Sample Player universal para iOS com suporte MIDI)

Marcus Padrini outubro 1, 2010 17 Comments »

Já falamos diversas vezes do app BS-16i aqui no MusicApps. O aplicativo criado pela japonesa Bismark é um sample player de 16 canais para iOS. Além da compatibilidade com arquivos SoundFont, o BS-16i tem pelo menos mais dois recursos muito funcionais: servir como módulo de timbres para um controlador ou equipamento MIDI e funcionar como um ótimo controlador MIDI para softwares ou dispositivos de hardware. Estas duas funcionalidades são possíveis devido à compatibilidade do app com a interface MIDI Mobilizer Line6. Vamos falar um pouco sobre o que é possível fazer com o BS-16i aqui neste review.

BS-16i : Sample Player com MIDI

O que é SoundFont??

Os arquivos SoundFont foram criados na década de 90 e foram bastante úteis para fazer com que músicas em formato MIDI pudessem soar bem melhores do que utilizando o padrão de sintetizadores GM (General MIDI), disponível em computadores e sequenciadores. O SoundFont nada mais é do que uma ou mais amostras de um instrumento gravado que podem depois passar por um novo processo de síntese para ajustar níveis de dinâmica, pitch e outras características. Um arquivo SoundFont pode conter amostras de vários instrumentos, assim como pode trazer diversas amostras de um só instrumento, aumentando assim a sua qualidade sonora.

Na internet, em sites como o Hammer Sound é possível baixar centenas ou até milhares de instrumentos SounFont gratuitamente. Depois de baixados é necessário ter um software que trabalhe com este tipo de arquivo. É justamente isto que o app BS-16i permite: importar seus SoundFonts favoritos, configurar a sonoridade de cada um deles, com os controles de sintetizador que o app oferece, e tocá-los utilizando os teclados virtuais na tela, ou um controlador MIDI (via MIDI Mobilizer Line 6). Além disso, é possível carregar e reproduzir arquivos MIDI no BS-16i, utilizando a sua biblioteca de SoundFonts presentes no app.

Primeiros Passos

Menu de opções

O BS-16i já vem com um arquivo SoundFont de exemplo para você testar. Porém, sem dúvidas, o primeiro passo é baixar ou selecionar SoundFonts que você gosta ou deseja experimentar para enviar para o aplicativo. Este envio poderá ocorrer de duas formas: via Wi-fi, utilizando seu navegador e o aplicativo, ou via iTune File Sharing, por conexão USB.

Em nossos testes com um iPhone 3G e um iPad Wi-fi, o app demonstrou certa instabilidade ao trabalhar com o envio dos arquivos via wi-fi, fechando inesperadamente algumas vezes no momento da transferência do arquivo. O envio pelo iTunes se mostrou bem mais rápido e eficaz.

Depois de enviar os arquivos já será possível vê-los na opção Settings -> SoundFont -> Library. Basta selecionar um dos itens da lista para utilizar os timbres do arquivo. É importante dizer que o BS16-i trabalha com um arquivo SoundFont por vez, logo o número de instrumentos que você poderá utilizar está relacionado à diversidade existente em seu arquivo carregado.

Configurando os sons

Controles para moldar o timbre

Uma vez com o arquivo carregado e com o som escolhido na tela do teclado virtual, é possível fazer uma série de configurações que irão ser determinantes em como aquele timbre vai soar. É nesta hora que você poderá configurar ataque, delay e decay, modulação, pitch bend, se o instrumento será polifônico ou monofônico, etc. O BS-16i oferece todas estas opções.

Também estão disponíveis dois efeitos internos, Reverb e Chorus, que podem ser utilizados para qualquer um dos 16 timbres que podem ser carregados no aplicativo. Para facilitar os ajustes de volume, pan e mandadas de efeito existe uma tela no formato de Mixer para rápido acesso às estas configurações para os 16 canais.

Teclado virtual versátil

Mixer

Nem sampre você estará com um controlador MIDI por perto para tocar os sons do BS-16i. Além disso, de nada adianta o app servir como controlador MIDI se não tiver um bom teclado virtual. E neste sentido, o teclado do BS-16i é espetacular. Simplesmente aperte o botão “Scale” e ajuste o teclado como desejar, utilizando os comandos touch que você já está mais do que habituado em seu iPhone/iPod Touch/iPad. Da mesma forma que você dá zoom em um foto, aumente/diminua o tamanho das teclas. Para chegar a qualquer região do teclado, basta tocar e arrastar para deslizar o teclado virtual.  Mais simples, impossível.

A resposta do teclado virtual é excelente, notas emitidas sem nenhum atraso perceptível, em nenhuma situação. No iPhone/iPod Touch o app irá apresentar apenas um teclado virtual. No iPad existem dois e eles podem ter configurações independentes, tocar sons diferentes ou até mesmo enviar mensagens MIDI para canais diferentes.

Extraindo o Máximo

BS-16i + MIDI Mobilizer

Se você tiver a MIDI Mobilizer Line 6, o BS-16i irá oferecer muitas possibilidades. É possível carregar seus samples e tocar com o teclado virtual, alternar entre o teclado virtual e um controlador MIDI, utilizar um teclado virtual para ser controlador MIDI enquanto o controlador MIDI tradicional controla um timbre carregado no BS-16i, e as alternativas não param…

No vídeo abaixo tentei ilustrar exatamente isto, como um app bem feito pode ser facilmente utilizado com outro equipamento MIDI e fazendo a diferença para o músico, que passa a ter mais possibilidades de timbres, mais teclas e controles para utilizar, em um dispositivo bastante portátil.

Nosso vídeo aliás, orgulhosamente, já está como exemplo de utilização no site do desenvolvedor.

Alguns problemas

Testamos o BS-16i em um iPhone 3G e em um iPad. Em ambos tivemos problemas ao carregar SoundFonts via Wi-fi. Diversas vezes o app fechou sozinho no momento deste envio. O problema não ocorre no envio pelo iTunes, mais rápido e mais estável. O desempenho no iPad foi excelente, inclusive com a MIDI mobilizer!  Não experimentei nenhuma latência e nenhum outro problema de estabilidade no app.

No iPhone 3G a situação foi um pouco diferente. Houve latência na utilização da MIDI Mobilzier, as notas apresentavam falhas no áudio em sequências mais rápidas e foi impossível tocar com SoundFonts um pouco maiores devido à demora de resposta na utilização do controlador externo MIDI. Antes de culpar o iPhone 3G por toda a lentidão decidi esperar o lançamento de outro app para iPhone compatível com a MIDI  Mobilizer e comparar o desempenho. No NLog MIDI Synth o iPhone rodou o app com a MIDI Mobilizer sem latência e nenhum problema no áudio, o que sugere que esta é uma questão que pode ser corrigida via software.

Outro problema, este menor, foi encontrado nos knobs dos teclado virtuais do iPad. Aparentemente, ao alterar valores em knobs do teclado virtual superior, o mesmo valor é passado ao parâmetro correspondente no teclado virtual 2, mesmo que o knob do teclado inferior nem se mexa acusando a mudança.

Acredito que todos estes pontos deverão ser resolvidos em atualizações próximas. É muito pouco para ser corrigido em um app que no geral é um dos mais úteis já lançados.

Vamos ao resumo do BS-16i universal para iPad/iPhone/iPod Touch:

O que há de bom:

  • Carregue arquivos SoundFont e toque com o teclado virtual ou um controlador MIDI externo.
  • Ótima tocabilidade, excelente resposta ao toque.
  • Teclado virtual extremamente versátil.
  • Carregue e reproduza arquivos MIDI com seus sons SoundFont.
  • Utilize o BS-16i como um módulo de timbres ou ótimo controlador MIDI (com a MIDI Mobilizer Line 6)

Pode melhorar:

  • O envio de SoundFonts e arquivos MIDI via Wi-fi ainda não funciona perfeitamente e fecha o app de quando em quando.
  • O iPhone 3G apresentou lentidão ao estar ligado à MIDI Mobilizer, gerando latência e falhas no áudio reproduzido.
  • Seria muito bom ter a possibilidade de salvar os ajustes de sintetizador que são realizados no timbres. Desta forma não seria necessário configurar diversos parâmetros toda vez que um sample for carregado.

E finalmente:

-Versão Universal para iPad/iPhone/iPod Touch

bismark bs-16i (AppStore Link) bismark bs-16i
Desenvolvedor: bismark LLC
Preço: USD 7.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade (5/5)
Qualidade Sonora: -
Interface gráfica: (4.5/5)
Flexibilidade: (4.5/5)
Profissional: (4/5)
Diversão: (5/5)
Geral: (4.6/5)

Conclusão:

O BS-16i é um sample player (de arquivos SoundFont) compatível com a interface MIDI Mobilizer Line 6. Seu desenvolvedor foi um dos primeiros a criar um aplicativo que utilizasse plenos recursos da interface da Line 6 e isto faz do BS-16i um app extremamente versátil e funcional. A primeira versão trás alguns problemas de importação de arquivos por Wi-fi e de performance no iPhone 3G, mas acredito que eles serão resolvido em uma próxima atualização. Como módulo de timbres, controlador MIDI, ou ambos ao mesmo tempo, o aplicativo com certeza vale bem mais do que custa e é um dos melhores companheiros para a MIDI Mobilizer já lançados.

Confirma mais telas do app:


Posts Relacionados

17 Comments

  1. Lelo outubro 3, 2010 at 1:51 pm - Reply

    Oi Meu amigo, gostaria de tirar uma dúvida, estou com o midi mobilizer, iphone e o bs 16i, mas não acho sound fonts free para baixar e já tentei diversas vezes instalar no iphone e não consigo, se vc puder me ajudar, agradeço, e parabéns pela publicação no site.

    • Marcus Padrini outubro 4, 2010 at 7:53 am - Reply

      Olá Lelo, tudo bem? Sound fonts free você pode encontrar aqui http://www.hammersound.net/cgi-bin/soundlink.pl
      O que acontece quando você tenta instalar no iPhone? A instalação chega a acabar e o app simplesmente não abre? Já tentou reiniciar completamente o iPhone (apertando o botão home e o power juntos por alguns segundos?)

  2. Fabiorisan dezembro 27, 2010 at 12:02 pm - Reply

    Amigo ele disse que trava muito com wi fi mais e quando ele esta baixando o sample ou e quando se esta usando o iPad com o teclado controlador, vou poder conectar normalmente meu controlador no iPad ele não vai travar durante o o evento

    • Marcus Padrini dezembro 27, 2010 at 4:06 pm - Reply

      Olá! Ele travava em versões anteriores no momento de enviar os samples via wi-fi. Na utilização normal do app nunca experimentei travamentos ou qualquer outro problema. Ao contrário, tudo funcionou muito bem com o app.

  3. Emilio setembro 14, 2011 at 3:29 pm - Reply

    Como faço para transformar meu ipad num módulo General Midi (GM) para tocar arquivos midi da internet como playbacks? No site hammer não deu certo nenhum…..site inexistente,url errada,etc….
    Obrigado!

    • musicapps setembro 14, 2011 at 5:15 pm - Reply

      Emilio, faça busca no google por arquivos sound font. Eles funcionam bem no BS16i. Existem outros apps que tocam trilhas midi sem problemas, um deles é o Music Studio.

  4. Josué Silveira março 4, 2015 at 1:15 pm - Reply

    Olá Marcus! Não sei como transferir os arquivos para o iPad, ja procurei e não achei, através do iTunes é só adicionar la nos aplicativos?

  5. ROBSON costa dezembro 26, 2016 at 12:31 pm - Reply

    Instalei o app no meu ipod 5 geracao e estou tendo alguns probleminhas…nao tem latencia e aparentemente funciona tudo ok, mas quando passo um tempo tocando comeco a ouvir sons como se fossem raios laser, muito alto e forte, atrapalhando a performance….Alguma ideia do que pode ser?

    • musicapps dezembro 27, 2016 at 3:47 pm - Reply

      Vc está usando alguma interface de áudio?

Leave A Response


seis + 8 =