Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Reviews, iPhone/iPod Touch

Review AmpKit Link (Agile Partners + Peavey)

Marcus Padrini outubro 22, 2010 15 Comments »
Com a colaboração de Lucas Amorim

AmpKit Link

O AmpKit Link é fruto de uma parceria entre o desenvolvedor de apps para iOS Agile Partners e a Peavey, tradicional fabricante de amplificadores e equipamentos de áudio profissional. O acessório foi projetado para trabalhar com o aplicativo AmpKit, um poderoso simulador de amplificadores e efeitos desenvolvido pela Agile Partners.

Quando começaram a trabalhar nesta idéia, por volta de 2008, os desenvolvedores encontraram uma série de desafios. Ligar uma guitarra a um telefone, processar seu sinal e ter resultados satisfatórios não seria nada fácil.

Com muita pesquisa, e 1o protótipos depois, os desenvolvedores chegaram a algumas conclusões importantes. Simplesmente receber o sinal da guitarra ou baixo no iPhone/iPod Touch e tratá-lo por meio de um app, sem que o dispositivo intermediário fosse amplificado e tivesse qualquer tipo de alimentação, implicaria em perdas significativas na qualidade do áudio e do sinal de entrada.

Cada dispositivo iOS trabalha de uma maneira com sua entrada de microfone e as oscilações de sinal e as diferenças entre os equipamentos gerava perdas de sinal, um som mais sujo e ligeiramente instável.

AmpKit Link é alimentado por pilhas

As diferenças elétricas entre o microfone do iPhone o circuito da guitarra aumentavam os problemas. Um dos mais graves era o surgimento de irritantes feedbacks com o aumento do ganho de sinal. Para resolver estes problemas, a solução encontrada foi trabalhar com um dispositivo alimentado por baterias e com uma saída P2 amplificada. Esta é a principal diferença entre o AmpKit Link e os demais adaptadores do mercado. Por ser alimentado, o sinal de entrada será sempre reconhecido pelo aplicativos, mesmo com ganhos menores. A amplificação na saída reduz a possibilidade de feedback mesmo em ganhos mais elevados.

Aparência e durabilidade

O AmpKit Link chega em uma caixa de ótima apresentação, bonita e bastante explicativa. Sua construção não é um primor, mas não chega a comprometer a utilização do produto. A impressão de maior fragilidade é natural já que o produto funciona com pilhas e tem partes de encaixe, led, etc. Pelas informações do próprio desenvolvedor, a duração das baterias está longe de ser um problema e é possível utilizar o par por até 2 meses, tocando regularmente.

Apresentação do AmpKit feita pelo Lucas Amorim, especialmente para o MusicApps

Caixa AmpKit Link

O acessório é um pouco maior do que o iRig, mas ainda assim pode ser transportado no bolso. Sua superfície de apoio plana algumas vezes é uma vantagem para posicioná-lo.

Qualidade e características sonoras

Por ter saída amplificada e ser alimentado por baterias, o AmpKit Link oferece o que promete. É possível trabalhar com ganhos maiores e com estabilidade de sinal. O reconhecimento de que algo está ligado ao iPhone também é instantâneo. Porém, como o próprio desenvolvedor afirma, em ganhos bastante elevados você continuará experimentando feedbacks. Há filtros e configurações para reduzí-los e eliminá-los. Nada de latência por aqui.

Em parceria com o app AmpKit, os timbres gerados pelo AmpKit Link tem ótima qualidade. É difícil julgar quem é mais responsável por isto, se o acessório bem projetado, ou o app muito bem desenvolvido. Melhor apostar na combinação de ambos. Não vamos falar de apps por aqui, mas vale fazer uma observação sobre o AmpKit: a oferta de amplificadores e efeitos no aplicativo é bastante generosa. Os preços porém não são nada generosos e, se não tomar algum cuidado, dá para ficar um pouco mais pobre comprando tudo que o app oferece.

Teste do AmpKit Link:

Compatibilidade

Nos testes que realizamos, o AmpKit Link se comporta bem com a maioria dos apps que utilizam a entrada de áudio dos dispositivos iOS, inclusive no Amplitube. Assim como os demais cabos adaptadores, será possível usar o AmpKit Link para ligar outros instrumentos ao iOS. Teoricamente, por ser alimentado e ter saída amplificada, o resultado de algumas ligações tende a ser ainda melhor do que com cabos sem estas características.

Preço e disponibilidade

O AmpKit Link ainda não chegou oficialmente ao Brasil. A previsão é que isto ocorra até dezembro de 2010. O preço ainda não foi definido. Porém, comprá-lo não é muito difícil por aqui. Esporadicamente surgem algumas unidades no Mercado Livre e, além disso, com alguma sorte é possível adquirí-lo no ebay (neste caso, alguma experiência com compras internacionais pela internet é muito bem-vinda). No Mercado Livre chegou a ser vendido na faixa de 165 a 190 reais. Lá fora é vendido mais barato do que o iRig. Vamos ver como ele chega por aqui.

MusicApps sobre o AmpKit Link (Peavey + Agile Partners):

Construção e Durabilidade (4/5)
Facilidade de utilização: (4.5/5)
Portabilidade: (4.5/5)
Compatibilidade: (5/5)
Profissional: (4/5)
*Preço: (4/5)
Geral: (4.3/5)
* preço ainda não definido no Brasil.

Conclusão e considerações finais:

O AmpKit Link é um acessório com a assinatura da Peavey, o que já é um bom começo. Toda história sobre o seu desenvolvimento e o relato técnico sobre os testes realizados e também sobre a criação de 10 protótipos, anteriores ao modelo que chegou ao mercado, sugerem um produto maduro. Talvez sua construção pudesse ser um pouco melhor para que ele fosse compatível com tudo isto, porém nada muito comprometedor ou de baixa qualidade. Ser o único dispositivo com a sua finalidade e trabalhar com a alimentação de baterias tem suas vantagens (várias já ditas aqui no review) e suas desvantagens (o simples fato de utilizar pilhas e também de ter partes de encaixe no corpo).

É mais um bom produto para se trabalhar com fontes de áudio externas no iOS, mas o destaque fica realmente por conta de sua utilização com o app AmpKit. A Agile Parners e a Peavey aparentemente lançaram uma solução mais acabada para os músicos. O acessório funciona muito bem no seu software parceiro e o aplicativo por sua vez oferece inúmeras possibilidades.

Posts Relacionados

15 Comments

  1. Denis janeiro 12, 2011 at 5:42 pm - Reply

    Meu Ampkit Link começou a dar mal contato e parou de funcionar depois de 10 minutos de uso. :S

    • musicapps janeiro 13, 2011 at 12:16 am - Reply

      Já verificou com o vendedor? Talvez o próprio pessoal do AmpKit possa ajudar. A bateria está ok?

  2. Wesley janeiro 14, 2011 at 11:34 am - Reply

    Só é possível comprar pelo mercado livre?
    Achei o preço um pouco salgado (R$ 165,00 + frete).
    Este preço é coerente?
    Existe outros lugares vendendo o Ampkit Link?

    Abraço!

    • musicapps janeiro 14, 2011 at 12:04 pm - Reply

      Wesley, o produto já era pra estar no Brasil desde dezembro do ano passado. Porém, até o momento não recebemos nenhuma notícia da empresa responsável. Vou chegar se há nova previsão. Por enquanto, apenas a venda por ML. Sobre o preço ser ou não coerente, pelo menos até que o produto tenha preço fixado no Brasil, fica bem difícil opinar. Abraço!

  3. Edgar agosto 5, 2011 at 2:25 pm - Reply

    Comprei o Ampkit e baixei a versão ampkit+, mas na hora de variar os meus sets alguns não ficam legal e o som fica totalmente embrulhado… quando ligo em conjunto alguns pedais o som para de funcionar… isso é o app ou o equipamento? seria alguma configuração.

  4. guilherme dini novembro 12, 2013 at 5:14 pm - Reply

    poderia fazer o review do novo AmpKit Link Hd e compara-lo com os outros como apogee jam e irig hd e até mesmo com o guitar-link usb , estou em duvida entre eles , quero o que tenha o som mais limpo com um ganho legal e nada de feedback e ruido , aguardo a respota obg.

    • musicapps novembro 12, 2013 at 5:43 pm - Reply

      Guilherme, tudo bem? Já tentei fazer o review do AmpKit HD alguma vezes. Acontece que o produto parece não ter um distribuidor oficial no Brasil, então acabo não conseguindo uma empresa que possa me fornecer o produto para testes. Vou me informar mais uma vez sobre esta situação e tentar novamente. Obrigado!

Leave A Response


nove + = 15