Que tal seu iPad como ferramenta para gravação profissional?

Camera Connection Kit da Apple

Os diversos apps musicais de gravação e a portabilidade do iPad fazem do tablet da Apple uma possível ferramenta para gravação profissional em qualquer lugar. O problema é: qual hardware utilizar para gravar?  As interfaces de guitarra e áudio desenvolvidas para o tablet são mono e geralmente geram um ruído significativo. Utilizar de forma profissional o próprio microfone do dispositivo está fora de questão.

Porém, que tal trabalhar com a interface de áudio USB que você já tem, com controles de ganho, gravação estéreo e phantom power, direto no iPad? Isto é possível com a utilização do kit camera connection da Apple.

Interface Edirol UA-25

Este Kit foi desenvolvido e é vendido como uma solução para transferir fotos de câmeras e cartões de memória diretamente para o iPad. Porém, mesmo antes de seu lançamento já se especulava sobre o funcionamento do acessório com teclados usb, headsets e até mesmo interfaces de áudio.

Agora, após alguns meses de utilização do produto, a teoria já apresenta resultados práticos e é sim possível ligar interfaces de áudio USB ao iPad utilizando o camera kit. Para funcionar corretamente, a interface de áudio deve ser compatível também com USB 1.0 e funcionar em modo de dispositivo de áudio padrão (class compliant), sem a necessidade de drivers específicos. Um bom exemplo é a Edirol UA25.

Camera Kit Genêrico

Algumas interfaces irão precisar de alimentação extra e, neste caso, um hub USB alimentado é muito bem-vindo e faz tudo funcionar adequadamente. Outra possibilidade é a ligação de microfones diretamente no tablet. Já existem no mercado diversos microfones condensadores USB, além de um adaptador XLR/USB, que já fornece inclusive o Phantom Power para o mic condensador.

No mês passado foi divulgado um conector de câmera genérico que já oferece a entrada de cartão e conexão USB em uma única peça. Pelo menos na teoria, o acessório deverá funcionar normalmente para permitir a ligação de interfaces de áudio no iPad. O preço é mais interessante: 23 dólares.

Onde comprar

No site DealExtreme é possível comprar o Hub usb com alimentação e o Conector de câmera com leitor de cartão para iPad. O frete é grátis e, para compras até 50 dólares, não há cobrança de impostos (adicionando ao carrinho o certificado de presente do site, que custa 1 cent).  O mesmo site oferece uma seleção interessante de acessórios para iPhone e iPad. Já comprei algumas vezes no DealExtreme e a entrega ocorre geralmente em até 15 dias.

No Mercado Livre é possível encontrar o Camera Kit original da Apple e também o adaptador XLR/USB.

Veja um vídeo que exemplifica a utilização do Câmera Kit auxiliando na gravação de áudio no iPad com uma interface Shure e um hub usb com alimentação e o app StudioMini XL.

Esta é uma boa opção para conseguir ótima qualidade no áudio de entrada no iPad. Obviamente, a qualidade final da gravação também dependerá das características do app utilizado. Li relatos de diversos usuários pelo mundo que estão utilizando esta solução com muito sucesso.

Dúvidas sobre o processo?  Já utilizou o iPad desta forma?  Conte pra gente!

Curta e compartilhe!