Matérias, Notícias

Que tal seu iPad como ferramenta para gravação profissional?

Marcus Padrini outubro 13, 2010 13 Comments »

Camera Connection Kit da Apple

Os diversos apps musicais de gravação e a portabilidade do iPad fazem do tablet da Apple uma possível ferramenta para gravação profissional em qualquer lugar. O problema é: qual hardware utilizar para gravar?  As interfaces de guitarra e áudio desenvolvidas para o tablet são mono e geralmente geram um ruído significativo. Utilizar de forma profissional o próprio microfone do dispositivo está fora de questão.

Porém, que tal trabalhar com a interface de áudio USB que você já tem, com controles de ganho, gravação estéreo e phantom power, direto no iPad? Isto é possível com a utilização do kit camera connection da Apple.

Interface Edirol UA-25

Este Kit foi desenvolvido e é vendido como uma solução para transferir fotos de câmeras e cartões de memória diretamente para o iPad. Porém, mesmo antes de seu lançamento já se especulava sobre o funcionamento do acessório com teclados usb, headsets e até mesmo interfaces de áudio.

Agora, após alguns meses de utilização do produto, a teoria já apresenta resultados práticos e é sim possível ligar interfaces de áudio USB ao iPad utilizando o camera kit. Para funcionar corretamente, a interface de áudio deve ser compatível também com USB 1.0 e funcionar em modo de dispositivo de áudio padrão (class compliant), sem a necessidade de drivers específicos. Um bom exemplo é a Edirol UA25.

Camera Kit Genêrico

Algumas interfaces irão precisar de alimentação extra e, neste caso, um hub USB alimentado é muito bem-vindo e faz tudo funcionar adequadamente. Outra possibilidade é a ligação de microfones diretamente no tablet. Já existem no mercado diversos microfones condensadores USB, além de um adaptador XLR/USB, que já fornece inclusive o Phantom Power para o mic condensador.

No mês passado foi divulgado um conector de câmera genérico que já oferece a entrada de cartão e conexão USB em uma única peça. Pelo menos na teoria, o acessório deverá funcionar normalmente para permitir a ligação de interfaces de áudio no iPad. O preço é mais interessante: 23 dólares.

Onde comprar

No site DealExtreme é possível comprar o Hub usb com alimentação e o Conector de câmera com leitor de cartão para iPad. O frete é grátis e, para compras até 50 dólares, não há cobrança de impostos (adicionando ao carrinho o certificado de presente do site, que custa 1 cent).  O mesmo site oferece uma seleção interessante de acessórios para iPhone e iPad. Já comprei algumas vezes no DealExtreme e a entrega ocorre geralmente em até 15 dias.

No Mercado Livre é possível encontrar o Camera Kit original da Apple e também o adaptador XLR/USB.

Veja um vídeo que exemplifica a utilização do Câmera Kit auxiliando na gravação de áudio no iPad com uma interface Shure e um hub usb com alimentação e o app StudioMini XL.

Esta é uma boa opção para conseguir ótima qualidade no áudio de entrada no iPad. Obviamente, a qualidade final da gravação também dependerá das características do app utilizado. Li relatos de diversos usuários pelo mundo que estão utilizando esta solução com muito sucesso.

Dúvidas sobre o processo?  Já utilizou o iPad desta forma?  Conte pra gente!

Posts Relacionados

13 Comments

  1. oficinainformativo dezembro 21, 2012 at 10:38 pm - Reply

    Marcus Padrini parabéns pelo blog e por seu maravilhoso trabalho, obrigado por compartilhar informações …
    Saude e $uce&&o sempre

    Palazini Oda
    Oficina da Arte

  2. Raphael março 29, 2014 at 6:24 pm - Reply

    Muito legal, mas me ajuda com uma coisa:
    1) O meu iPad é o 4… a conexão dele é aquele pequena igual do iPhone 5. Esses conectores só têm do grande? Não estou achando do pequeno.
    2) Outra coisa, os links que você colocou parecem que já não batem com o que vc está dizendo.

    Se puder me dar uma ajuda, estou querendo fazer isso com meu iPad há mt tempo! Comprei ele pra isso, mas até hj não consegui gravar com boa qualidade.
    Comprei o iRig, o mini microfone do iRig, mas minhas gravações ficam uma porcaria.

  3. Marcela setembro 25, 2014 at 9:37 am - Reply

    Instalei o studio mini xl mas nenhum canal abre para gravar, já usei outras vezes e funcionou normalmente. Alguém sabe como me ajudar?

  4. Julio novembro 21, 2016 at 12:30 am - Reply

    Ótimo artigo brow.
    Sou iniciante nessa área de gravação, por isso ai vai minha dúvida:
    Eu quero gravar a saída de áudio de uma mesa de som através do conector rec RCA da mesa. Com esse kit consigo fazer isso com qualidade??

    Obrigado

    • musicapps novembro 21, 2016 at 4:13 pm - Reply

      Obrigado! Você precisa pelo menos de um Camera Connection Kit e uma interface de áudio USB compatível com o Mac para realizar essa gravação.

Leave A Response


− 4 = quatro