O botão de travar a rotação de tela no iPad começa a dar adeus

Via GadGet Lab
Fim do lock button?

Diversos sites hoje noticiaram que, provavelmente, o iOS 4.2 irá transformar o botão de travamento de orientação da tela do iPad em um botão mute (silencioso), de forma definitiva e imutável.

Esta notícia não me agradou nem um pouco.  O botão mute em iPhones faz todo o sentido. Você vai entrar em uma reunião, ou está no cinema, e um simples clic do botão altera o aparelho para o modo silencioso. Nada mais simples.

Ok, mas e o iPad? Pelo menos o meu não sai fazendo barulho por aí sozinho durante o dia a ponto de precisar desta função para rápido acionamento. A rotação da tela, em contrapartida, é um problema algumas vezes. Ler com o tablet em diversas posições faz com que a tela gire sem você querer, o mesmo acontece com filmes. Bloquear esta rotação indesejada com um simples botão é na minha opinião algo muito útil.

No caso dos apps musicais, aí sim irá incomodar ainda mais. Liberar ou bloquear a rotação da tela por movimento é uma opção bastante útil na hora de utilizar vários aplicativos. O teclado virtual que você está tocando virar de cabeça para baixo por uma simples inclinação, por exemplo, não é uma coisa legal.

Se a mudança anunciada por Jobs realmente ocorrer desta forma, sem choro nem vela, os usuários poderão liberar ou não a rotação de tela acessando as configurações gerais do iPad. Vale lembrar que o controle de volume atual do tablet já identifica o comando mute toda vez que você fica pressionando por um tempo um pouco maior a tecla de diminuir o volume.

Curta e compartilhe!