Matérias, Notícias

Impressões e testes com o iPlugPlay

Marcus Padrini outubro 6, 2010 2 Comments »

Recentemente falamos aqui sobre o iPlugPlay, um cabo para ligar a guitarra ao iPhone/iPad/iPod Touch, produzido aqui mesmo no Brasil. Após esta notícia no blog, o fabricante gentilmente nos enviou uma unidade para testes e vou falar aqui sobre as minhas impressões utilizando o acessório.

iPlugPlay

Assim como já foi dito no post anterior, o iPlugPlay foi desenvolvido com o objetivo de ser uma opção de entretenimento, visando o baixo investimento, mas para proporcionar uma diversão com qualidade. Desta forma, não irei estabelecer aqui comparações com produtos importados como o iRig ou AmpKit Link pois os componentes e o processo de fabricação são diferentes.

A primeira boa impressão sobre o iPlugPlay foi logo na sua chegada. Recebi o produto bem embalado e com um pequeno folheto de instruções contendo informações importantes para utilizar o cabo. O acessório tem entrada e saída P2 (como da de fone de ouvido), então, para ligar a guitarra, é necessário utilizar um adaptador P2xP10 que é facilmente encontrado em lojas de eletrônica e até mesmo na internet.

iPlugPlay na caixa

Para os testes utilizei um iPhone 3G  e um iPad Wi-fi. É importante observar que os dispositivos iOS têm diferentes características de entrada de áudio, então o sinal de entrada não se comporta da mesma maneira em iPhones (inclusive com diferenças entre os modelos), iPads e iPods Touch. Esta diferença não é um grande problema, já que os aplicativos geralmente oferecem diversos controles para vocês ajustar ganho, eliminar feedback e ruído.

Utilizei diversos apps para realizar o teste com o iPlugPlay, entre eles: Amplitube, iShred, AmpKit e o Pocket Amp. Em todos eles o acessório se comportou muito bem. Cada app trata o sinal de entrada de uma forma e é necessário trabalhar com as configurações disponíveis para obter bons resultados.

Fiz algumas gravações sem utilizar nenhum efeito externo e nenhum ajuste de equalização, apenas para se ter idéia de algumas possibilidades do iPlugPlay.

Exemplo 1
Exemplo1 iPlugPlay by musicapps

Exemplo 2

Exemplo2 iPlugPlay by musicapps

Exemplo 3

Exemplo3 iPlugPlay by musicapps

Som limpo e bem fechado

Iplug play clean by musicapps

Distorção e delay

Iplugplay distorção by musicapps

Construção e qualidade dos componentes

Para a proposta do iPlugPlay sua construção e qualidade de seus componentes são adequadas. O cabo utiliza peças relativamente frágeis, mas a idéia é a utilização em casa e com algum cuidado. Se utilizado desta forma, acredito que sua construção não represente problemas. Também não experimentei qualquer tipo de ruído ou problema no áudio que pudesse ser fruto de qualidade de componentes.

Problemas?

A única dificuldade que encontrei foi a utilização do iPlugPlay e o app AmpKit no iPad. Em uma das posições da chave da minha guitarra (modelo Les Paul com 2 captadores humbuckers) o app perdia o sinal de entrada. Isto não aconteceu no iPhone, apenas no iPad. Isto pode ocorrer em função de como o iPad e o AmpKit tratam este sinal de entrada. Nos demais apps e no iPhone tudo funcionou normalmente.

Avaliação geral

O iPlugPlay é um cabo adaptador para guitarra e outras fontes de áudio para dispositivos iOS. Fabricado no Brasil e vendido sob encomenda, o acessório foi desenvolvido com o objetivo de ser utilizado para entretenimento e exigir um pequeno investimento do usuário. Sua construção é simples, mas bem feita. Os componentes e cabos são mais frágeis, mas compatíveis com o objetivo do produto.

Nos testes foi possível utilizar todos os apps simuladores de guitarra disponíveis com o iPlugPlay. Experimentei feedbacks em alguns apps, assim como com outros cabos, mas ajustando as configurações dos aplicativos é possível obter bons resultados.

Finalmente, acredito que o iPlugPlay é uma opção interessante para quem pretende utilizar a guitarra ou outro instrumento com o iPhone/iPad/iPod Touch, para diversão, ou não quer investir mais em um iRig ou AmpKit Link. O iPlugPlay exigirá mais cuidados de manuseio e é importante observar que ele não foi desenvolvido especificamente para um aplicativo, como acontece com o iRig e o AmpKit Link, por este motivo o resultado final poderá variar na utilização dos aplicativos com dispositivos exclusivos.

Espero que as gravações e as impressões postadas aqui tenham sido úteis para quem estava querendo saber mais sobre o iPlugPlay. Em tempo: sou tecladista e não guitarrista e a idéia aqui é apenas demonstrar qualidade de sinal e timbre. Qualquer guitarrista fará muito melhor :)

Você pode comprar o iPlugPlay online aqui

Fotos iPlugPlay

Posts Relacionados

2 Comments

  1. Leonardo setembro 28, 2015 at 11:54 am -

    amigo vi a publicação por agora, ja testou o iplugplay em teclados?

    • musicapps setembro 29, 2015 at 12:17 pm -

      Nunca usei, mas acredito que funcione normalmente. Abs