Notícias, iPhone/iPod Touch

App Moog Filtatron chega à App Store na Segunda-feira, por 4,99 dólares

Marcus Padrini outubro 16, 2010 1 Comment »

O Filtatron, o primeiro app para iOS desenvolvido pela Moog Music, chegará à App Store na próxima Segunda-feira, cercado por grande expectativa. O preço já foi definido e divulgado: 4,99 dólares, por um aplicativo que promete trazer o autêntico som Moog para o seu iPhone/iPod Touch/iPad.

[Leia sobre a proposta do Filtatron]

Desde os rumores de seu lançamento, sites especializados internacionais debatem o assunto e tentam responder à seguinte pergunta: o que exatamente representa a fabricante de sintetizadores analógicos mais famosa do mundo lançar um aplicativo para o iPhone?

Algumas hipóteses levantadas:

  • A Moog realmente criou um app incrível que supera tudo que já existe em processadores de efeitos para iOS e está lançando uma ferramenta que será realmente útil para músicos e produtores, com real qualidade sonora.
  • Tudo não passa de estratégia de marketing. Lançar um app para um dos sistemas operacionais móveis mais utilizados do mundo (e o que com certeza está na mão de inúmeros músicos e produtores) incentiva as venda e fortalece a marca do bom e velho carro chefe da empresa: os sintetizadores analógicos.
  • Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O Filtatron seria um app baseado na usabilidade famosa dos Moogs (knobs e outros controles), com boa qualidade sonora, útil para algumas pessoas, bem divertido para a grande maioria, e que servirá como algo para aproximar diversos músicos e outros usuários a uma empresa que, muitas vezes, tem seus produtos vistos como sonho de consumo, bem distantes da realidade da maioria. Neste caso, algo assinado pela Moog no seu iPhone, por menos de 10 reais, deixa de ser uma aquisição e vira um investimento :)

Com certeza isto ainda dará muita discussão, mesmo após o lançamento do app. Opiniões sobre qualidade sonora e utilidade ou não de algo podem ser bastante subjetivas. De qualquer forma, a primeira frase do presidente da Moog, Mike Adams, em seu depoimento sobre o Filtatron, me deixa um pouco intrigado. Segundo ele:

“O Filtatron representa a primeira vez que a assinatura da Moog Sound está vinculada a um produto diferente dos sintetizadores Moog tops de linha. Este aplicativo poderoso estende as possibilidades de estúdio dos usuários tradicionais do Moog e também oferece aos entusiastas e fãs do Moog uma fantástica maneira de criar e compartilhar seus presets personalizados. Tudo isto pelo preço que faz o som Moog ser acessível para muitos usuários.”

Tecladistas, produtores, DJs, músicos e não músicos, o que vocês pensam sobre? Estratégia de marketing? App revolucionário? Estaria a Moog assinando algo que não reflete a qualidade histórica de seus produtos, pela primeira vez na história?  Gostaria de saber a opinião de vocês!

Em tempo: reparem como no final do vídeo sobre a apresentação do Filtatron surge a frase “Este é apenas o começo…”

Posts Relacionados

One Comment

Leave A Response


× 7 = trinta cinco