Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps

Review Xewton Music Studio para iPad/iPhone/iPod Touch

Marcus Padrini setembro 2, 2010 5 Comments »

Music Studio: Universal para iOS

Se você procura um aplicativo universal para iOS para desenvolver suas ideáis musicais com qualidade e muitas possibilidades, o Xewton Music Studio é uma excelente opção. Há algum tempo utilizo este app musical e hoje iremos fazer o review completo aqui no MusicApps.

Antes de mais nada é importante dizer qual é a proposta do Xewton Music Studio. Segundo o desenvolvedor, o Music Studio é um ambiente completo para produção de música no iOS. Ele combina um teclado de 85 teclas, 73 instrumentos de qualidade (26 acompanham o aplicativo, os demais podem ser comprador online), um sequenciador de 128 faixas (sim, 128 faixas!!), editor piano roll e efeitos em tempo real, em um só app. Some a tudo isto a possibilidade de importar e exportar arquivos Midi e Wave via wi-fi.

A idéia poderia ir por água abaixo se qualquer uma das partes do app não fosse desenvolvida com muita qualidade, então vamos falar sobre os principais pontos que fazem do Music Studio um grande app musical para o iOS.

Interface

Trilhas do Music Studio: Sequenciador e Mixer

Se você já utilizou qualquer software sequenciador com certeza irá se sentir muito à vontade no Music Studio. Sua interface é bastante intuitiva e é possível produzir bons resultado sem sequer ler uma página do manual. A tela de carregamento do app apresenta sempre dicas interessantes para sua utilização.

Depois de carregado, é possível navegar por cinco abas na parte superior da tela: Keyboard (tela com um ou dois teclados horizontais), Instruments (navegador de intrumentos que permite selecionar o desejado ou adquirir novos, diretamente pelo app), Tracks (em que um mixer e o sequenciador estão disponíveis de forma muito clara), Effects (controle de efeitos), Projects (para gerenciamento se suas criações, importação e exportação de arquivos via wi-fi), Setup (configurações) e Help (com tutorial detalhado sobre a utilização do app). A interface tem excelente resposta ao toque e é bastante intuitiva em todas as abas.

Um detalhe que faz toda a diferença, já comentado no início do post: o Music Studio é um app universal que funciona muito bem em iPhones e iPods Touch e ainda melhor em iPads.

Latência

É um ponto crucial de qualquer aplicativo musical que deseja ser realmente utilizado para estes fins. O Music Studio responde muito bem para gravação de múltiplas faixas e também para performance em tempo real. Porém, se com o aumento de trilhas e complexidade da produção problemas começarem a ocorrer, é possível alterar as configurações de latência na tela de configurações.

Possibilidades de configuração

Um dos pontos altos do Music Studio para iOS é justamente o número de configurações e soluções para eventuais problemas de performance. A latência pode ser configurada, é possível definir a ação das teclas, adicionar key velocity controlado pela região pressionada na tecla ou utilizando o acelerômetro, habilitar ou não resposta das teclas quando tocadas na borda, limitar ou expandir a polifonia (de 16 a 64 notas), alterar a qualidade do reverb, etc.

Qualidade dos sons, flexibilidade e finalização de suas idéias

A aba de instrumentos do Music Studio oferece, já logo quando instalado, 26 instrumentos prontos para uso. Todos têm boa qualidade e com bom senso podem produzir resultados muito bons sem a utilização de nenhum software externo. Além destes, 47 outros instrumentos podem ser adquiridos online, diretamente pelo app, por preços razoáveis e com a opção de ouvir o timbre antes da compra. Adquiri alguns deles e realmente valeu a pena.

Após finalizar sua idéia é possível optar por dois caminhos: exportar seu projeto para um arquivo Wave ou para um arquivo Midi, para futura edição em um computador no aplicativo que desejar. É importante dizer também que com 128 trilhas é possível utilizar o Music Studio para executar canções complexas em formato Midi, bastando importá-las pelo computador via wi-fi.

Veja um vídeo que gravei com a rápida utilização do Music Studio:

Amostras dos instrumentos do Music Studio (do desenvolvedor):

Agent on the run – Music Studio

Toccata Progressive – Music Studio

Vamos ao resumo do Music Studio universal para iOS:

O que há de bom:

  • Realiza o que se propõe: é um ótimo sequenciador para iOS, trabalha bem com Midi e é simples de utilizar.
  • Boa qualidade de timbres e opção para adquirir novos instrumentos direto pelo app, com preview dos timbres.
  • Ótima resposta do teclado na tela (veja no vídeo).
  • Interface intuitiva e com ótima apresentação.
  • Efeitos internos de boa qualidade.
  • Compartilhamento de arquivos via wi-fi.
  • Muitas possibilidades de configuração focadas no conforto do usuário e na performance do aplicativo.
  • A atualização mais recente permite utilizar o acalerômetro para pitch bend.
  • A documentação e o suporte do desenvolvedor são excelentes. Existem manuais e guias de usuário para visualização online e download, além de diversas dicas para obter o melhor do app.
  • Existe uma versão Lite do app, com 8 instrumentos disponíveis para teste.

Pode melhorar:

  • Com a chegada das interfaces Midi para iOS, é natural que todos os usuários queiram que o Music Studio trabalhe também com equipamentos Midi externos. Segundo o desenvolvedor, esta implementação está em pauta para futuras atualizações.
  • O recurso copiar/colar também é bastante importante e por enquanto está ausente no app. Com ele seria possível, por exemplo, fazer toda a parte instrumental de uma música e complementar com a voz em outro app, como o StudioTrack ou 4track.
  • Apenas como sugestão, mesmo sabendo que não é esta a proposta do app, se o Music Studio vier a permitir também a gravação de áudio externo, seria excelente. Seria uma solução ainda mais completa.

E finalmente:

-Versão universal (funciona em iPhone, iPod Touch e iPad)

Music Studio Lite (AppStore Link) Music Studio Lite
Desenvolvedor: Alexander Gross
Preço: Free
Baixar na App Store!

Music Studio (AppStore Link) Music Studio
Desenvolvedor: Alexander Gross
Preço: USD 14.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade (4.5/5)
Qualidade Sonora: (4/5)
Interface gráfica: (4.5/5)
Flexibilidade: (3.5/5)
Profissional: (4/5)
Diversão: (4.5/5)
Geral: (4/5)

Conclusão:

O Xewton Music Studio é um dos melhores apps musicais já lançados para iOS e foi um dos primeiros a se tornar universal. Se você deseja desenvolver suas idéais musicais utilizando um dispositivo móvel como iPhones, iPods Touch ou iPad, sem dúvidas vale a pena adquirir o Music Studio.

Além da boa qualidade dos instrumentos e facilidade de utilização, existe uma importante integração como arquivos Midi que podem ser importados e exportados. Existem muitas opções de configuração focadas em tornar o uso do app melhor para cada usuário e para cada necessidade de utilização.

O suporte do desenvolvedor e a documentação do aplicativo são excelentes (mesmo estando em inglês). Novas atualizações irão incluir recurso de copiar/colar audio e suporte à interfaces Midi.

Confirma mais telas do app:

Posts Relacionados

5 Comments

  1. Francisco de Paula setembro 18, 2012 at 6:22 pm - Reply

    Ja havia pego a versão lite do music studio para ipod, e achei muito interessante, apesar de ter o garageband, senti vontade de adquiri-lo, ainda mais depois de ouvir o seu e varios outros comentarios a favor.grato pela materia e parabens.abrço.chico depaula.

Leave A Response


× nove = 81