Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps

Review MorphWiz para iOS (iPod Touch/iPhone/iPad)

Marcus Padrini setembro 28, 2010 6 Comments »

O MorphWiz é um dos apps finalistas na competição que está decidindo o melhor aplicativo móvel de criação musical da Billboard. É também provavelmente os app que mais utilizamos em nossos vídeos.  Porém, até hoje não havia feito um review sobre o MorphWiz por aqui, apesar dos inúmeros posts falando sobre ele.

Configurando timbres no MorphWiz

Idealizado por Jordan Rudess, tecladista da banda Dream Theater e atual entusiasta e desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis, o MorphWiz é um aplicativo bastante peculiar. Mesmo inspirado em um controlador inovador chamado Haken Continuum, sua idéia principal não é reproduzir nenhum instrumento existente, nem mesmo soar como um.

Tocar o MorphWiz é entrar em contato com um instrumento criado pensando naquilo que os dispositivos com tela multi-touch podiam oferecer de melhor.

A interface do MorphWiz

Interface: notas em linhas verticais

Inicialmente a idéia é simples: linhas verticais distribuídas pela tela são as notas musicais. Ao tocá-las o som das notas é emitido. Deslizando o dedo de uma linha à outra, um efeito de glissando é produzido. Com ajustes é possível controlar a expressão das notas de acordo com a região em que a linha é tocada, assim como produzir vibratos movendo rapidamente a ponta dos dedos sobre a nota desejada.

Sua interface inicialmente lembra bastante um app que já falamos em detalhes por aqui, o Bebot. Toda a idéia das linhas, dos vibratos e glissandos é a mesma, mas o MorphWiz traz um elemento fundamental para o seu sucesso: a customização. É o usuário quem irá escolher a animação no fundo da tela, se as linhas (ou grades) com as notas ficarão mais ou menos visíveis (ou até invisíveis), vai decidir os botões que devem aparecer e muito mais.

Outro ponto interessante é o feedback visual ao toque. Se você não tem teclas físicas, nem texturas diferenciadas, algo precisa acontecer para exista o mínimo de orientação sobre o que está sendo tocado na tela. O MorphWiz apresenta animações para todas as regiões em que você toca e torna a experiência bem mais agradável.

Jordan Rudess e seu MorphWiz

Sonoridade

O MorphWiz também soa de forma bastante única. O app, que já vem com mais de 50 presets feitos por Rudess, oferece algumas possibilidades para a formação do som, como a escolha de formas de onda, controles de pitch e expressão, além de alguns efeitos internos como Delay e Chorus. Ferramentas de configuração permitem alterar o timbre drasticamente. É possível obter de sons mais suaves e limpos a timbres mais graves e encorpados, ou até mesmo distorcidos.

Controles de Pan e volume e as opções de configuração de ataque, decay e tremolo do timbre são alternativas que o app também oferece. Porém, não espere encontrar por aqui dezenas de controles de timbre, diversas formas de onda, vários controles de modulação, etc. A idéia do app é de algo simples de configurar e pronto pra tocar e, neste caso, menos é mais.

Confira uma pequena faixa gravada apenas com instrumentos para o iOS, com a utilização do MorphWiz:
iPad Synth Intro by musicapps

Tocabilidade

O MorphWiz tem recursos bastante voltados para a performance ao vivo e eles realmente auxiliam o usuário. Um deles é montar suas escalas personalizadas, eliminando da tela notas que você não irá utilizar com aquele preset ou naquela música. Outro recurso é poder definir a extensão em oitavas que será apresentada na tela. Quando maior a quantidade de notas, mais complicado é tocar com boa expressividade.

A resposta ao toque em todos os dispositivos iOS é excelente mas, por ser um app universal, o MorphWiz funciona ainda melhor no iPad. Tocá-lo fica mais confortável, mesmo com mais notas na tela.  A polifonia permite obter resultados ainda melhores em melodias ou harmonias.

Outros recursos

O MorphWiz é compatível com o padrão Sonoma de copiar e colar e permite importar/exportar áudio para outros aplicativos. Desta forma é possível, por exemplo, gravar uma harmonia em um app qualquer e depois importá-la para o MorphWiz para gravar um solo por cima.

O MorphWiz não é compatível com o padrão MIDI por Wi-fi, nem com as novas interfaces MIDI para iOS (MIDI Mobilizer Line 6) e, por enquanto, não há nenhuma notícia neste sentido. Caso venha a receber este recurso, o MorphWiz poderá ser, sem dúvidas, um dos melhores instrumentos/controladores do iOS para performance.

Vamos ao resumo do MorphWiz universal para iOS:

O que há de bom:

  • Pronto para tocar, com mais de 50 presets já programados.
  • Possibilidade de editar e gravar seus próprios presets.
  • Interface intuitiva, de grande tocabilidade e bastante personalizável.
  • Ótima resposta ao toque e latência imperceptível.
  • Efeitos internos de boa qualidade.
  • Compatibilidade com o padrão de copiar/colar da Sonoma Wire Works.
  • Importe ou Exporte áudio com o MorphWiz.
  • Grande estabilidade.
  • Muitas possibilidades de configuração focadas no conforto do usuário e na performance ao vivo, como ajuste de escalar, extensão, travar a afinação das notas ou não, etc.

Pode melhorar:

  • Com a chegada das interfaces Midi para iOS, é impossível não pensar no MorphWiz como controlador MIDI. Este recurso, seja por MIDI Mobilizer Line 6 ou por MIDI via Wi-fi seria fantástico.
  • Em novas versões seria bom contar com um pouco mais de opções para alterar os timbres, talvez mais alternativas de formas de onda ou mais efeitos internos interessantes.

E finalmente:

-Versão universal (funciona em iPhone, iPod Touch e iPad)

MorphWiz (AppStore Link) MorphWiz
Desenvolvedor: Wizdom Music LLC
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade (5/5)
Qualidade Sonora: (4/5)
Interface gráfica: (5/5)
Flexibilidade: (4.5/5)
Profissional: (4.5/5)
Diversão: (5/5)
Geral: (4.6/5)

Conclusão:

O MorphWiz é um aplicativo idealizado para performance que foi anunciado como um instrumento iOS inovador, com grande tocabilidade e, de fato, cumpre aquilo a que se propõe. Para iniciantes, o MorphWiz será divertido pois está pronto para emitir sons legais sem nenhum trabalho de configuração. Para músicos, como tecladistas e guitarristas, o MorphWiz pode ser bem mais do que isso, transformando-se em mais uma ferramenta de criação musical.

O app de Jordan Rudess não é perfeito, mas é inovador,  intuitivo e sua interface tem ótima apresentação. Como pontos a serem melhorados apenas citamos a possível implementação MIDI, para transformá-lo em um controlador bastante eficiente, e talvez a inserção de alternativas de alteração dos timbres produzidos para poder ousar um pouco mais.

Pelo seu preço e por tudo aquilo que oferece, o MorphWiz é um aplicativo que deve estar no iPad/iPhone/iPod Touch de todos que gostam dos apps  para a criação musical. Em duas palavras: versátil e divertido.

Site oficial do MorphWiz

Vídeos de demonstração do MorphWiz

Leia mais notícias sobre o MorphWiz aqui no MusicApps

Confirma mais telas do app:

Posts Relacionados

6 Comments

Leave A Response


2 + nove =