Review Masterdaelion (leitor de partituras) para iPad

Com o passar do tempo notei diversas buscas no conteúdo do site e também nos direcionamentos do Google por informações sobre leitores de partitura em iPhones e iPads. Na App Store existem vários, mas poucos com boas avaliações. Chegamos a falar aqui sobre um acessório que auxiliaria bastante a leitura de partituras no tablet, com uma espécie de pedal Bluetooth que navega entre as páginas (lançamento previsto para o final de 2010).  Na semana passada recebemos para teste o Masterdaelion, mais uma novidade interessante para partituras no iOS.

Masterdaelion: mudança de páginas da partitura por detecção de movimentos

O Masterdaelion pode ser utilizando como simples leitor de partituras em PDF no iPad, mas seu diferencial realmente é para o usuário que tiver o tablet e também o iPhone. Instalando o app nos dois dispositivos, o Masterdaelion permite a mudança de páginas da partitura no iPad através de movimentos detectados pela câmera do iPhone.

A conexão entre o iPhone e o iPad é feita por Bluetooth ou Wi-fi e desta forma o músico pode colocar o iPhone onde desejar para realizar movimentos sutis e promover a mudança das páginas.

Veja o vídeo de funcionamento do Masterdaelion utilizando um iPad Wi-fi e um iPhone 3G:

O processo de configuração é muito simples. Basta que os dois dispositivos estejam na mesma rede sem fio ou com o Bluetooth ativado. O envio de novas partituras é feito via compartilhamento de arquivos no iTunes, bastanto acrescentar os arquivos PDF ao aplicativo.

Vamos ao resumo do Masterdaelion para iPad e iPhone:

O que há de bom:

  • Bom leitor de partituras para iPad que apresenta uma nova idéia de mudança de páginas com a detecção de movimentos na câmera do iPhone.
  • Facilidade de configuração.
  • Interface simples e objetiva.
  • Conexão via Wi-fi ou Bluetooth entre os dispositivos.
  • Envio de novas partituras via iTunes em arquivos PDF.

Pode melhorar:

  • Algumas vezes, durante os testes, um movimento mais lento promoveu a mudança de duas páginas seguidas.
  • Caso a mudança da página ocorra de forma não intencional, só é possível retroceder as páginas manualmente no iPad.
  • O envio de partituras poderia ocorrer também via Wi-fi.
  • O preço para os usuários brasileiros pode não ser muito convidativo.

E finalmente:

[app 386978858]

Tocabilidade
Qualidade Sonora:
Interface gráfica: [Rating:4.5/5]
Flexibilidade: [Rating:3.5/5]
Profissional: [Rating:4/5]
Diversão:
Geral: [Rating:4/5]

Conclusão:

O Masterdaelion é um app para leitura de partituras no iPad com uma novidade interessante: a possibilidade de mudança de páginas controlada por movimentos detectados pela câmera do iPhone. A conexão entre os dispositivos é simples e descomplicada, assim como o envio de novas partituras em PDF para o app, via iTunes.

Como eventuais possibilidades de melhoria estão o aprimoramento da detecção de movimentos, para evitar a mudança de mais de uma página por vez (ocorre raramente), e o envio de novas partituras via wi-fi. É uma ótima opção para os usuários que têm o iPad e também um iPhone, embora o preço ainda seja pouco convidativo para usuários Brasileiros, cerca de R$ 40,00 no dia em que fizemos este review.

Confirma mais telas do app:


Curta e compartilhe!