Como ligar o iRig em caixas ou amplificadores e outras curiosidades

Interface iRig

Tenho recebido diversos e-mails perguntando como realizar a ligação do iRig à caixas de som ou amplificadores. Primeiramente é bom lembrar que o iRig tem apenas uma saída P2 estéreo (do tipo de fones de ouvido). Nela podemos conectar um fone ou um cabo para ligação em mesas de som, caixas amplificadas e amplificadores de guitarra ou baixo.

Cabo 1 P2 estéreo x 2 P10 mono

O tipo do cabo a ser utilizado depende fundamentalmente da ligação que você deseja fazer. Se for uma ligação entre o iRig e uma mesa de som, você poderá utilizar um cabo  1 P2 Estéreo x 2 P10 mono. Na mesa você irá entrar com as duas pontas mono para receber completo o sinal estéreo. Se desejar ligar o iRig a um amplificador que somente tenha entrada mono, basta utilizar apenas uma das pontas P10 do cabo (Left) no amplificador.

Outra ligação possível é conectar o iRig a uma entrada Line In também P2 estéreo, comum em muitos desktops, notebooks e alguns combos e mixers. Se esta opção estiver presente, basta utilizar um cabo 1 P2 estéreo x 1 P2 estéreo.

Cabo 1 P2 estéreo x 2 RCA mono

Cabos 1P2 Estéreo x 2 RCA Mono também podem ser utilizados quando entradas RCA estiverem disponíveis no equipamento de destino.

Cabo 1 P2 estéreo x 1 P2 estéreo

Vale lembrar que todos este cabos podem ser comprados prontos ou feitos sob medida em diversas lojas de eletrônica. A qualidade dos conectores será determinante também para a qualidade do áudio.

No Mercado Live é possível encontrar diversos vendedores que montam cabos e têm excelentes qualificações, caso sua cidade não tenha muitas opções de lojas, ou até mesmo modelos de cabo. O importante é lembrar que a utilização de adaptadores, divisores e qualquer outra peça de baixa qualidade não é recomendada definitivamente.

Outra curiosidade interessante sobre o iRig é a possibilidade de utilizá-lo para ligar uma série de instrumentos diferentes de guitarra e baixo ao iPhone/iPad/iPod Touch. Teclados, sintetizadores, violões e até mesmo um microfone (utilizando um pré amp de qualidade) poderão ser gravados e utilizados  no iOS usando o iRig.

Curta e compartilhe!