Notícias

A Midi Mobilizer chegou, apps para ela estão vindo… (atualizado!)

Marcus Padrini setembro 2, 2010 No Comments »

Midi Mobilizer para dispositivos iOS

Recebi ontem a Midi Mobilizer da Line 6. Com esta interface é possível conectar o iPhone/iPod Touch/iPad a qualquer dispositivo padrão Midi e, até o momento, não há muito o que fazer com ela. É possível utilizar um aplicativo da própria Line 6 para gravar sequencias Midi tocadas em um teclado, ou informações Midi enviadas por algum dispositivo.

Porém, uma série de aplicativos se prepara para a compatibilidade com a Midi Mobilizer, como o Pianist Pro e o NanoStudio. Também estou aguardando um lançamento que já está na App Store sendo aprovado, é o BS-16i, um reprodutor de samples de 16 canais que trabalha com arquivos SoundFont. Segundo o desenvolvedor, este app já está preparado para a Midi Mobilizer e poderá ser controlado por um teclado externo. Quando aprovado pela Apple, provavelmente será o primeiro app a utilizar esta funcionalidade no iOS.

A única coisa que gera um certo desânimo é perceber que, assim como as interfaces para a guitarra, irão surgir diversas interfaces Midi para o iOS e, para nossa tristeza, aparentemente sem nenhum padrão. Ou seja, o aplicativo X poderá trabalhar só com a interface Y, a interface Z funcionará apenas para determinado aplicativo, etc. Sabemos que todo início de tecnologia é assim e que esta competição estimula a produção de coisas melhores, mas por que não um padrão de comunicação Midi já no iOS? Não seria interessante que todas as interfacer funcionassem com todos os aplicativos e equipamentos Midi e os fabricantes diferenciassem seus produtos pela qualidade de construção, preço, disponibilidade, recursos adicionais, etc?

Midi Mobilizer para iOS

De que temos notícias, pelo menos mais duas interfaces vêm por aí: o teclado controlador/interface Akai Synthstation 25 e uma interface midi que está sendo testada pelos desenvolvedores do app Ellatron (Mellotron para iOS) que,  segundo os desenvolvedores, é de baixo custo e excelente performance. Por enquanto, a Line 6 Midi Mobilizer é a única interface já lançada e disponível no mercado.

Só não acho que será interessante para nenhum usuário pensar em um dispositivo iOS para performance se tiver que levar com ele 5 cabos midi diferentes para poder utilizar 5 aplicativos favoritos. Seria como ter uma interface USB/ASIO diferente para cada VSTi que você desejasse utilizar em seu set. Não faz sentido. Com o tempo provavelmente uma delas deverá ser considerada padrão para os desenvolvedores. Por enquanto, este é o preço da novidade.

Bs-16i deve ser o primeiro a ser controlado via Midi no iOS e aguarda OK da Apple

Sobre a disponibilidade da Midi Mobilizer no Brasil, há muito temos enviado e-mails para a Habro (distribuidora dos produtos Line6 no Brasil) perguntando e, até o momento, continuamos sem resposta.

Uma hora após a publicação do texto no blog, recebemos a resposta da Habro sobre a chegada da Midi Mobilizer por aqui, segue abaixo:

” Marcus, boa tarde!

Ainda não temos previsão da vinda deste produto, possivelmente após maior de 2011.

Agradecemos o interesse em nossos produtos.

At.

Equipe Habro Music”

Desta forma, quem estiver por aqui e quiser utilizar o produto antes do distante “possivelmente após maior de 2011″ o jeito será comprar fora do Brasil.

Veja o que já publicamos aqui sobre a Midi Mobilizer Line6

Posts Relacionados

Leave A Response


sete + 6 =