Android, Matérias, Notícias, Outros Dispositivos

A invasão dos Tablets

Marcus Padrini setembro 4, 2010 1 Comment »
Via Androinica, Engadget e Gadget Lab

Esta semana que está acabando foi marcada por uma verdadeira invasão de tablets no mercado internacional. O conceito do Tablet não é novo e há tempos as empresas tentavam emplacar o produto. Porém, só com a chegada do iPad o Tablet parece ter conseguido enfim a popularidade. Isto obviamente se deve ao talento da Apple na criação do produto, estratégias de marketing e, como sempre, na questão do desenvolvimento constante de aplicativos na App Store que acabam todos os dias reinventando as funções do equipamento.

Lançamentos Archos: foto Engadget

O que os novos modelos têm em comum? Geralmente se parecem e muito com o iPad, possuem tela TouchScreen e rodam Android. Não podemos esquecer que a cada anúncio de Tablet sempre lemos a pergunta: será o modelo X o que irá se tornar o maior rival do iPad?

A semana começou com a Archos lançando cinco (isto mesmo, 5!) modelos de tablets. Todos com internet wi-fi, memória de 8 a 16 gb e com a principal diferença no tamanho das telas que variam de 2.8 à 10.1 polegadas. Alguns modelos contam com acelerômetro, saída de vídeo HDMI e leitor de cartão de memória. Os preços sugeridos pelo fabricante variam de 99 a 349 dólares, de acordo com o modelo. Todos os tablets da Archos rodam Android Froyo 2.2.

Samsung Galaxy Tab

Paralelo ao evento de música da Apple, um importante lançamento. A Samsung lançou seu Galaxy Tab, que também roda Android 2.2, tem tela de 7″, câmera de 3 MP com flash, 512 mb de memória RAM, memória de armazenamento de 16 ou 32 gb (sendo expansível até a mais 32 gb via cartão SD), suporte ao Flash da Adobe, bateria com 7 horas de autonomia para vídeo e giroscópio. Preço estimado de 699 euros (cerca de 1.600 reais) para o modelo de 16 gb.

Vídeo de divulgação do Samsung Galaxy:

Toshiba Folio

A Toshiba também lançou seu tablet, o Folio 100. Tela de 10.1″, câmera de 1.3MP, armazenamento de 16 gb (expansível via cartão SD), compatibilidade com Flash, wi-fi e rodando Android. Porém, segundo as primeiras análises,  a construção do Folio deixa um pouco a desejar e sua aparência é de algo relativamente frágil, com uma tela de resolução não tão boa. O preço inicial do Folio 100 deverá ser algo em torno de 399 euros (cerca de 900 reais).

Muitos outros tablets virão e acho que a utilização do Android nestes dispositivos é bastante interessante. Como já dissemos aqui, o número dos aplicativos musicais para o Android tem aumentado bastante e com certeza os tablets irão incentivar este desenvolvimento e melhorar a tocabilidade dos apps.

Sobre o sucesso ou não dos tablets, se eles irão ou não rivalizar com o iPad, realmente só o tempo irá dizer. Porém, na minha humilde opinião, não são somente as características de hardware ou preço que irão fazer dos novos tablets vencedores. Existem telefones com 3x mais recursos (e mais baratos) que o iPhone e que não atingiram sua popularidade. O grande responsável pelo sucesso dos dispositivos iOS é um pacote oferecido pela Apple. Este pacote inclui produtos de alta qualidade de construção, software desenvolvido sob medida para o equipamento e dois pontos que podem ser os principais: desenvolvimento de aplicativos constante, adicionando continuamente novas funcionalidades ao equipamento, e o suporte pós venda. Ao comprar um equipamento da Apple você sabe que por um período terá atualizações periódicas de software, que eventuais problemas que surjam serão solucionado, etc. Enfim, isto faz muita diferença em produtos mais caros e que o usuário pretende utilizar e manter por um tempo maior.

Posts Relacionados

One Comment

Leave A Response


três × = 9