Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps

Review NanoStudio para iPhone/iPod/iPad

Marcus Padrini agosto 12, 2010 13 Comments »

Review NanoStudio – MusicApps

O app NanoStudio para iPhone/iPod (também compatível com iPad), desenvolvido pela  Blip Interactive, foi apontado recentemente pelo site Music Radar como o melhor aplicativo para se fazer música no iPhone. Desde seu lançamento o NanoStudio vem gerando alvoroço. Com menos de um mês de vida, aparece no topo de diversas listas de melhores apps musicais para iOS, sem contar os diversos vídeos que surgem todos os dias no Youtube mostrando os recursos deste aplicativo.

Já estou utilizando o NanoStudio desde o dia de seu lançamento, quando o desenvolvedor nos disponibilizou o app para testes e avaliação, e a idéia deste review é justamente explicar o que justifica toda esta fama em tão pouco tempo e mostrar como o NanoStudio é um excelente exemplo de aplicação profissional para a produção de áudio em dispositivos móveis, com resultados de alta qualidade.

Qual é a idéia?

O NanoStudio é uma solução integrada para produção musical que combina sampler, sintetizador, sequenciador e masterização, podendo dar suporte a todo o processo de criação musical. É possível registrar idéias em tempo real, utilizar o sintetizador combinado à samples (que você pode carregar no app ou gravar diretamente pelo mic do iPhone/iPod/iPad), organizar seu trabalho por meio de um sequenciador e acrescentar efeitos diversos. Tudo isto com extrema facilidade.

Logo no início da utilização do NanoStudio é fácil perceber que ele está dividido em módulos principais. O esquema abaixo ajuda a entender seu funcionamento:

Esquema de funcionamento NanoStudio (Fonte: Manual do Desenvolvedor)

No módulo de sequenciador, quatro pistas estão ligadas a quatro sintetizadores Eden. As duas outras pistas estão ligadas ao módulo de pads para percussão e samples.  Cada um dos instrumentos possui insert de efeito dedicado e os controles de  volume e efeito podem ser feitos no módulo Mixer, que permite também ajustar as configurações dos efeitos globais.

Vamos falar de forma resumida dos elementos mais importantes do Nano Studio:

Sintetizador Eden

Sintetizador Eden

Um poderoso sintetizador capaz de criar sons de baixo, pads ou até leads de destaque. Quatro sintetizadores Eden estão disponíveis por projeto, com configurações, timbres e efeitos completamente independentes.

O Eden já vem com uma boa biblioteca de timbres de fábrica, são 2 bancos com 64 timbres cada. E o melhor: todos completamente configuráveis, em diversas telas de parâmetros que permitem ao usuário moldar o timbre da maneira que desejar.

A qualidade dos timbres do Eden realmente impressionam. Porém, mesmo depois de esgotar sua criatividade com os presets de fábrica, as possibilidades do sintetizador não terminam por aí.

Controles assinaláveis do Eden

É possível carregar um sample, ou gravar você mesmo a partir do microfone, e começar um timbre novo a partir de sua amostra.

Confira uma demo com amostras de sons do Eden (do desenvolvedor):

Rock On – NanoStudio

TRG 16- Performance Pads

Módulo TRG-16

Já existe uma coleção de samples para se utilizar nos bancos do TRG 16, porém você pode gravar ou importar suas próprias amostras para o NanoStudio e vinculá-las ao pad desejado.

As pistas 5 e 6 do sequenciador estão vinculadas ao TRG 16 que ainda apresenta três barramentos de saída, para os quais cada sample poderá ser direcionado, com configurações de filtros e efeitos independentes.

Sequenciador

Sequenciador NanoStudio

Aqui, podemos definir cada trecho de nosso projeto com todas as ferramentas de um bom sequenciador: gravação em tempo real, edição via piano roll, facilidade para colar e copiar trechos, assim como para movimentá-los no tempo.

O track editor permite trabalhar com o sequenciador da maneira mais familiar possível para usuários que já estão habituados a trabalhar em qualquer software de áudio multipista.

A diferença é realmente a possibilidade de colocar a mão na tela e ajustar com grande facilidade tudo que desejar.

Mixer e Masterização

Mixer NanoStudio

Todo o processo se completa na mixagem e masterização e o mixer do NanoStudio facilitam e muito estas tarefas.  É que que pode ser definido o volume de cada pista e ainda inserir quantidade diferenciada de efeitos globais para cada pista. Foi aqui que senti falta dos controles de Pan disponíveis próximos aos faders de volume de cada input.

Depois de ouvir tudo da maneira como deseja, basta finalizar o projeto em um arquivo wav que pode ser enviado para o desktop via wi-fi. Ainda não há como exportar e importar arquivos MIDI, assim como copiar o áudio gerado para a clipboard. Estas melhorias estão previstas para próximas atualizações.

A experiência de utilização

Nenhuma especificação ou conceito fala mais alto do que a experiência de utilização e os resultados do aplicativo em si. Daí, resolvi ligar o NanoStudio no iPad, a cârema e registrar qualquer coisa que viesse à mente para uma Jam utilizando somente os recursos do app. O resultado você confere abaixo em longos 10 min de demonstração.

Suporte e extras

Não é incomum encontrarmos na App Store apps musicais que sequer tem uma descrição descente em sua apresentação. Algumas vezes realmente temos que advinhar pelas fotos o que o aplicativo faz. O que falar então sobre o suporte destes aplicativo por parte de seus desenvolvedores?

Utilizo os apps musicais para iOS desde os primeiros que chegaram à App Store, na época utilizando um iPod Touch e a própria imaturidade dos aplicativos e também do suporte dos desenvolvedores venderam por algum tempo que tudo isso não passava de brinquedos, aplicativos bobos que não poderiam ser utilizados com seriedade por quem deseja fazer algo mais profissional utilizando um dispositivo com o sistema operacional para dispositivos móveis da Apple.

O NanoStudio é um dos ótimos Apps que estão aparecendo na App Store para mudar esta visão. Só o resultado, as possibilidades e a usabilidade destes novos programas já seriam suficientes para mudar a visão dos usuários e músicos. Porém, a coisa vai além e os desenvolvedores começam a oferecer materiais cada vez mais profissionais para divulgação e suporte de seus aplicativos. No caso do NanoStudio, três itens chamam atenção:

- Manual muito completo disponível para download no site do app. (em inglês)
- Liberação gratuita das versões para MAC e PC para que os usuários testem o app em seus desktops antes de adquirí-lo.
- Lançamento do NanoSync, ferramenta gratuita para PC ou MAC que faz o intercâmbio de arquivos entre o Desktop e o NanoStudio. Ideal para trocar samples e projetos.

Sem dúvida, um website informativo e de fácil leitura, a produção de um bom video demo, a disponibilização de mp3 com os sons do app,  o download gratuito e simples de manual de utilização e software de sincronia entre dispositivo e desktop são pontos que fazem a diferença na hora de comprar qualquer aplicativo.

Sobre o desenvolvedor

O desenvolvedor responsável pelo NanoStudio deu uma entrevista ao site PalmSounds explicando seu projeto e tudo que envolve o NanoStudio, falando inclusive de sua experiência profissional anterior. Esta entrevista, em português, você confere aqui.

O que há de bom:

  • Integra todas as ferramentas necessárias ao processo de criação musical em um dispositivo móvel.
  • Em minutos você é capaz de entender o processo de funcionamento do app e navegar com facilidade entre os módulos disponíveis.
  • Sintetizador de grande versatilidade e com biblioteca de timbres de fábrica de alta qualidade.
  • Pode ser usado para gravação ou performance com a mesma desenvoltura.
  • Controles de efeitos individuais por instrumento.
  • Sequenciador simples e funcional.

Pode melhorar:

  • Acrescentar controles de Pan ao Mixer.
  • Permitir a importação/exportação de arquivos Midi.
  • Permitir copiar áudio para a clipboard.
  • Talvez não tenha feito e nem vá fazer parte do projeto do NanoStudio, mas eu ainda sinto falta de um App que vai ter tudo que ele tem e ainda por cima permitir a gravação de trilhas com instrumentos reais ou voz. Isso ampliaria ainda mais as possibilidades de utilização do app e constituiria a solução mais completa possível para os músicos.

E finalmente:

-Versão para iPhone e iPod Touch, compatível com iPad

NanoStudio (AppStore Link) NanoStudio
Desenvolvedor: Blip Interactive Ltd
Preço: USD 1.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade (5/5)
Qualidade Sonora: (5/5)
Interface gráfica: (5/5)
Flexibilidade: (4/5)
Profissional: (4/5)
Diversão: (5/5)
Geral: (4.6/5)

Conclusão:

Até o momento, o NanoStudio é a maneira mais simples e divertida para se fazer música em iOS, com foco na flexibilidade e qualidade sonora. Com interface intuitiva, é possível começar um projeto do zero e obter resultados satisfatórios em minutos. O app, sem dúvida, vale mais do que custa. Por cerca de 30 reais é possível ter em seu dispositivo instrumentos de qualidade e uma ferramenta completa para a criação de música digital. O NanoStudio sem dúvidas é um app que precisa estar no iPod/iPad/iPhone de todo músico que se interessa por produção musical nestes dispositivos.

Mais imagens do NanoStudio:


Posts Relacionados

13 Comments

Leave A Response


× oito = 56