Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps

Review BreathOSC – iPhone

Marcus Padrini agosto 4, 2010 3 Comments »

Breath Controller Yamaha das antigas: eu tenho um :)

Os breath controllers já são utilizados há um bom tempo, principalmente para oferecer aos tecladistas mais um controle para performance. Diversos teclados já ofereceram a entrada para Breath Contoller, desde o Yamaha DX7 a alguns modelos atuais. Atualmente os Breath Controllers andam ligeiramente sumidos dos palcos, infelizmente.

O app BreathOSC faz do iPhone ou iPod Touch um Breath Controller, sem complicações. Bastam algumas configurações em seu computador e daí pra frente é só controlar qualquer parâmetro OSC ou midi, apenas soprando o iPhone ou iPod Touch (modelos com microfone embutido ou com entrada para headphones com microfone).

BreathOSC

O processo sobre como a coisa funciona não é difícil de entender: o BreathOSC mede a intensidade do ar atingindo o microfone dos dispositivos em uma escala de 0.0 a 1.0. Este valor é então enviado para o computador com o ip que você informa na única tela do app. A mensagem é enviada em OSC para o computador que deve estar preparado para recebê-la. Neste review utilizamos um Mac com o software OSCulator, porém o processo poderia ser feito no Windows ou outro sistema operacional, com o software necessário para receber as mensagens OSC. (programas bons e gratuitos resolvem bem este problema, é o caso do Pure Data)

O OSCulator é um software para Mac bastante interessante, que recebe as mensagens OSC via wi-fi ou Bluetooth e é capaz de tratá-las e convertê-las em mensagens MIDI. E ele permite muito mais do que simplesmente conectar via OSC iphones e macs, é possível utilizar uma série de outros equipamentos como controladores. É o caso de controles de WII por exemplo, que podem virar controladores MIDI bastante peculiares. O OSCultator é gratuito, porém fica enviando mensagens pedindo registro de tempos em tempos. Pela versatilidade do software, seu preço é justo. A “compra” é na verdade uma doação via PayPal para o desenvolvedor, com o valor mínimo de cerca de 19 dólares.

Voltando ao iPhone como Breath Controller. No meu caso, estou em uma rede wi-fi doméstica na qual estão ligados o Macbook e também o iPhone. Se também for o seu caso, basta seguir os passos:

1- Descubra o IP de seu Mac. Acesse as preferências de rede e no menu Avançado anote o endereço IPv4.

2- No app BreathOSC informe o IP que você viu no Mac e altere o campo input port para o valor 8000.

3- Instale e rode o OSCulator. Só de soprar o mic de seu iPhone ele já deverá listar uma mensagem chamada /breath.

4- Configure qual parâmetro MIDI esta mensagem /breath irá controlar. No meu vídeo escolhi que ela enviará o MIDI CC 11, responsável por expressão em boa parte dos instrumentos virtuais. Agora, ao soprar o iPhone, você verá um ícone ficando verde ao lado da mensagem /breath.

5- Agora a parte mais simples: basta acessar qualquer software que seja controlado via MIDI e defnir como MIDI IN a porta OSCulator Out. Pronto, seu instrumento virtual ou aplicativo já está recebendo o controle MIDI que você configurou.

Confira o resultado no vídeo:

No PC com Windows, operação semelhante poderia ser realizada com o software Pure Data (e outros). Porém será necessário criar um modelo Pure Data para receber esta mensagem OSC /breath, convertê-la em MIDI e enviar para algum lugar, como o dispositivo MIDI padrão do sistema, por exemplo.

Tanto para Mac como para Windows, os resultados deverão ser ainda melhores utilizando rede de computador a computador (ad-hoc). Neste post descrevi bem esta possibilidade.

Finalizando este review:

O que há de bom:

  • Interface limpa, simples e intuitiva. Uma única tela.
  • Configuração descomplicada.
  • App gratuito e 100% funcional.
  • Ótima resposta de transmissão, mesmo utilizando rede intermediada por um roteador.
  • Transformar seu iPhone ou iPad em um Breath Controller é divertido, mas pode ser muito útil também.

Pode melhorar:

  • Uma nova atualização poderia pelo menos salvar os dados inseridos no app, caso na próxima utilização os dados da rede utilizada ainda sejam os mesmos.
  • Faltou pouco para o desenvolvedor dar todo o “caminho das pedras” e transformar seu app em algo bastante popular. Basta criar um modelo Pure Data para Windows e Mac e disponibilizá-lo para os usuários e caprichar um pouco mais no suporte sobre o app em seu site.

E finalmente:

-Versão para iPhone e iPod Touch, compatível com iPad

Breath OSC Interface (AppStore Link) Breath OSC Interface
Desenvolvedor: Thomas Edwards
Preço: Free
Baixar na App Store!

Tocabilidade (5/5)
Qualidade Sonora: (0/5)
Interface gráfica: (4/5)
Flexibilidade: (4/5)
Profissional: (4/5)
Diversão: (4/5)
Geral: (4/5)

Conclusão:

Gratuito, útil e simples. Assim defino o BreathOSC. Aplicativo de uma tela, sem nenhum botão de salvar, nem de iniciar, de ok, nada. Basta informar o IP e a porta do seu computador e começar a soprar. Para todos que se interessam por esta possibilidade de controlar qualquer parâmetro via MIDI por sopro via iPhone, o BreathOSC não irá decepcionar, pelo contrário.


Posts Relacionados

3 Comments

  1. Felipe Martins janeiro 25, 2014 at 12:53 am - Reply

    Excelente matéria, em pouco mais de 5 minutos, baixei o software para MAC e IPhone, sincronizei BreathOSC com o OSCulator, defini o cc, abri o Garage Band e pronto! Mágica! Muito bacana!

Leave A Response


− 8 = nulo