Android, Matérias, Notícias

Interfaces de guitarra para iPhone: quando a diversidade caminha para a incompatibilidade

Marcus Padrini agosto 25, 2010 2 Comments »

Quando falamos de music apps para dispositivos iOS ou Android, quase tudo é novidade. Quando falamos de hardware para estes apps, a coisa complica ainda mais. Aparentemente duas grandes possibilidades de produção de acessórios apareceram rapidamente para os fabricantes: algo que fizesse a comunicação Midi com os dispositivos iOS e acessórios para ligar instrumentos ao iPad/iPod/iPhone, para permitir gravação ou simulação de efeitos e amplificadores, como no caso de guitarras.

iRig da IK Multimedia

Aparentemente o mercado dos potenciais guitarristas de iOS chamou a atenção de muitas empresas ao mesmo tempo e interfaces que permitem ligar guitarras aos gadgets da Apple não param de surgir. Primeiro veio o iRig da IK Multimedia, depois o Guitar Connect da Griffin, agora o AmpKit Link da Peavey, sem falar no, ainda não lançado, Guitar Jack da Sonoma Wire Works. Tudo bem até aí, concorrência é saudável em  qualquer mercado, o usuário ter várias opções também. Porém, a diversidade acompanhada de uma certa falta de padrão gera algo problemático: incompatibilidades.

Eu explico. Recebi para testes duas destas interfaces: a iRig e a Griffin Guitar Connect. Ambas funcionam bem, trabalham com os mesmos aplicativos e apresentam apenas pequenas diferenças. Ainda não entrei em detalhes da construção de ambas, mas aparentemente o iRig oferece mais ganho do que a Guitar Connect. Isto é facilmente percebido utilizando o Amplitube ou o iShred com ambos. Além dos aplicativos maiores, começaram a surgir diversos outros apps de desenvolvedores variados, com a mesma finalidade: simular amplificadores e efeitos de guitarra no iOS. Destes, alguns realmente merecem destaque como o Amps & Cabs e o PocketAmp.

Griffin Guitar Connect

Ontem, porém, foi lançado um novo app que chama bastante a atenção pelo visual e características: o AmpKit para iPhone e iPod Touch. Recebi o app para testes e achei sua interface bastante funcional e intuitiva. Me preparava para fazer um pequeno vídeo sobre o app com o iRig e o Guitar Connect quando… nada!  Não consegui nenhum som utilizando ambas as interfaces com o AmpKit+ em meu iPhone 3g. Tudo bem, não ia desistir tão fácil e instalei o app no iPad para ver se o comportamento seria o mesmo. O resultado foi diferente, para pior. Meus ouvidos quase estouraram com o feedback gerado pelo app com o volume do iPad ainda na metade. Tentei de todas as formas produzir um som convincente com o app, mas o feedback tornava tudo impossível. Noisegate no máximo e de quando em quando, lá estava ele querendo me deixar surdo.

Balanço final: AmpKit + Iphone 3g + Guitar Connect ou iRig = sem som. AmpKit + Ipad + Guitar Connect ou iRig = feedback insuportável.

AmpKit Link da Peavey

Foi quando decidi ler mais sobre o AmpKit e vi que ele recomenda o uso do AmpKit Link, acessório produzido pela Peavey. Este acessório seria diferente dos demais, pois eliminaria o feedback que tanto atrapalha a ligação da guitarra ao iPhone. Ok, porém nos outros apps jamais experimentei problemas de feedback com a iRig ou Guitar Connect. Ainda não tive a confirmação do desenvolvedor, mas, aparentemente, o AmpKit só deverá funcionar em sua total capacidade utilizando este acessório da Peavey.

Toda esta explicação gigantesca visa apenas apresentar um receio que tenho em relação ao que está acontecendo sobre guitarras e iPhones: teremos 20 interfaces diferentes com o mesmo propósito? E algumas funcionarão em alguns apps e outras não? Como ficam os desenvolvedores? Eles terão que escolher para qual interface irão desenvolver seu app? E o usuário? Ele vai gastar mais de 300 dólares pra comprar todos os cabos e interfaces para poder usar mais de um aplicativo?

Enfim, não me parece uma boa idéia. Quase tudo de muito sucesso envolvendo música e tecnologia passa por uma

GuitarJack da Sonoma: Lançamento ainda em agosto

questão de padronização. Todos ficamos felizes ao saber da integração de dispositivos da Apple e Midi. E é fácil de explicar: a comunicação Midi permitiu que os mais diversos equipamentos conversassem entre si, ultrapassou décadas e até hoje é referência para fabricantes de equipamentos e músicos.

A questão não é fazer todas as interfaces com as mesmas características, mas pelo menos tentar garantir o funcionamento delas na maioria nos apps de simulação e gravação, orientar os usuários de forma clara e dar um norte aos desenvolvedores.  Com certeza todos os desenvolvedores querem vender mais apps para o maior número de usuários possível e os usuários querem poder usar todos os apps que desejarem com esta finalidade. E neste ponto, a incompatibilidade que chega a ponto de inviabilizar o funcionamento não é interessante para ninguém.

Abaixo links para todos os apps citados no texto. Importante lembrar que todos, com a exceção momentânea do Ampkit, funcionam muito bem com a iRig e com a Guitar Connect. Realizamos testes em todos eles.

PocketAmp - Guitar Amp and Effects (AppStore Link) PocketAmp – Guitar Amp and Effects
Desenvolvedor: POCKETLABWORKS, Inc.
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!

AmpliTube FREE for iPad (AppStore Link) AmpliTube FREE for iPad
Desenvolvedor: IK Multimedia US, LLC
Preço: Free
Baixar na App Store!

AmpliTube FREE (AppStore Link) AmpliTube FREE
Desenvolvedor: IK Multimedia US, LLC
Preço: Free
Baixar na App Store!

iShred LIVE (AppStore Link) iShred LIVE
Desenvolvedor: Frontier Design Group, LLC
Preço: Free
Baixar na App Store!

iShred LIVE (AppStore Link) iShred LIVE
Desenvolvedor: Frontier Design Group, LLC
Preço: Free
Baixar na App Store!

Amps & Cabs - Guitar Effects (AppStore Link) Amps & Cabs – Guitar Effects
Desenvolvedor: Ground Up Audio
Preço: USD 0.99
Baixar na App Store!

AmpKit - Guitar amps, pedals, tools & effects (AppStore Link) AmpKit – Guitar amps, pedals, tools & effects
Desenvolvedor: Agile Partners Technologies, LLC
Preço: Free
Baixar na App Store!

AmpKit+ guitar amps, pedals, tools & effects (AppStore Link) AmpKit+ guitar amps, pedals, tools & effects
Desenvolvedor: Agile Partners Technologies, LLC
Preço: USD 19.99
Baixar na App Store!

Posts Relacionados

2 Comments

Leave A Response


sete − = 4