Matérias, Notícias, Outros Dispositivos

Conheça o Monome, um controlador diferente na forma e no conceito

Marcus Padrini agosto 30, 2010 4 Comments »
Via CMD

Controlador Monome

O Monome é um conceito interessante de controlador. Aliás, é melhor falar do conceito do que do equipamento em si para entendê-lo melhor. A idéia é um controlador montado em uma caixa, com diferentes medidas, com pads retro iluminados que, conectados ao computador via USB, podem ser configurados para qualquer ação via software .

Porém, o conceito vai além e o monome pode ser adquirido e utilizado de várias formas. O projeto é open source e é possível comprar as peças e circuitos separadamente, assim como inventar qualquer nova forma de utilização. A maneira mais comum para utilizá-lo é como um controlador midi, porém outras aplicações já estão disponíveis como o uso em produção de vídeo e controle de games.

Modelo com 128 pads

Existem vários modelos disponíveis que variam de 64 a 256 pads. Todos são construídos em alumínio anodizado, utilizam pads de silicone translúcido e componentes que seguem padrões de sustentabilidade. Funcionam com USB 2.0 e já estão preparados para as principais plataformas (Mac, Windows e Linux). É possível adquirir o Monome diretamente pela internet, porém para usuários internacionais o modelo pronto custa cerca de 500 dólares. Os fabricantes disponibilizam também os códigos de aplicativos e kits especiais para o usuário montar um Monome customizado.

Existe um projeto de divulgação do Monome, chamado de Monome Tour. Trata-se de um grupo de mais de 30 artistas de música eletrônica que apresentam o produto em um show que percorre diversas cidades do mundo.

Alguns exemplos de utilização do Monome:

Leia mais sobre o Monome em seu site oficial (em inglês)

Posts Relacionados

4 Comments

  1. André Ara&uac setembro 2, 2010 at 6:04 pm - Reply

    Eu tenho o monome no. 66. A primeira leva jamais produzida. Hoje quase não uso por pura falta de tempo. O trabalho me consome energia e tempo e eu me sinto culpado por não dar uso a um instrumento que é uma iniciativa tão interessante, criativa e bonita.

    • Marcus Padrini setembro 2, 2010 at 6:30 pm - Reply

      Ei, André! Muito bacana, mande fotos dele pra gente se puder para pulicarmos aqui! A idéia do equipamento é realmente incrível! :)

Leave A Response


quatro + = 12