Review OuiLead: bom, bonito e de graça!

Passar longos minutos navegando pela App Store na categoria de música é tarefa de rotina. Achar instrumentos musicais já não é tão simples pois a categoria na store é bastante misturada com aplicativos diversos. Porém, achar um instrumento bom e free?! Isso sim é tarefa das mais difíceis e o ouiLead é uma grata surpresa!

O ouiLead é um simples sintetizador polifônico FM e este é  máximo de informação que se pode extrair de sua descrição da App Store. O restante está em bom e claro japonês (mas pra que serve a tradução do google?). Resolvi mesmo baixá-lo e fazer o teste após ver a foto da interface, uma tela extremamente simples, mas bastante curiosa.

ouiLead FM Synth

Não tinha muita esperança, mas no primeiro teste o OuiLead já se mostrou bem superior a inclusive muitos aplicativos pagos. Sonoridade encorpada, umas das melhores ações de resposta de teclas que já testei para o iPad. A produção do som ocorre sem nenhum atraso. O controle de transposição de tom e de oitavas está no topo da tela e é bem simples de utilizar.

No canto superior esquerdo estão os botões de ajustes e também o de escolha de presets. São mais de 22 instrumentos, alguns realmente surpreendentes. Porém, não espere encontrar aqui sons realistas imitando instrumentos reais. A proposta do ouiLead é ser um sintetizador bastante primitivo, explorando formas de onda simples filtros e outras características não muito complexas.

É possível definir a região do teclado (nota inicial e final) durante a execução, alterar a transposição de tom e até mesmo definir a frequência de afinação do instrumento. Também é possível escolher entre uma lista grande de escalas para configuras as notas que serão tocadas no teclado.

Tudo ia muito bem até  descobrir que não é possível salvar suas alterações no ouiLead. Aliás, não que isto faça falta, já que um outro problema é justamente o usuário não poder alterar quase nada. Para ser um ótimo instrumento faltou ao ouiLead apenas oferecer ao usuário possibilidades de edição de timbres (filtros, ataque, envelope, modulação) e recursos para salvar seus próprios presets. Não me importaria nem um pouco em pagar para ter uma versão do ouiLead PRO, porém não há nem sinal de algo semelhante à caminho, infelizmente.

Tentarei praticar meu japonês para verificar se Tsuyoshi Sakai poderia nos fazer esta gentileza. Postarei aqui as novidades.

O que há de bom:

  • Interface de resposta muito rápida.
  • Ótima tocabilidade com uma sensação ainda melhor pelos efeitos interessantes de figuras geométricas se formando a cada nota pressionada.
  • 22 timbres e alguns de boa qualidade.
  • Extremamente pequeno e leve.

Pode melhorar:

  • Poucos controles para alteração de timbres.
  • Nenhum efeito interno.
  • Não é possível salvar timbres ou configurações.
  • Em alguns timbres as teclas são extremamente sensíveis ao deslizamento horizontal e isto gera alguns glissandos indesejados, gerando certa desafinação em alguns casos.

E finalmente:

-Versão para iPhone

[app 302869668]

-Versão para iPad

[app 373824465]

Tocabilidade [Rating:4/5]
Qualidade Sonora: [Rating:3.5/5]
Interface gráfica: [Rating:3.5/5]
Flexibilidade: [Rating:2/5]
Profissional: [Rating:2/5]
Diversão: [Rating:4/5]
Geral: [Rating:3.2/5]

Conclusão: Gostaria realmente que fosse lançada uma versão PRO do ouiLead. Se você tem iPhone, iPad ou iPod Touch, não deixe de baixá-lo!

Curta e compartilhe!