Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps

Review Ellatron para iPhone e iPod Touch

Marcus Padrini julho 13, 2010 1 Comment »

Ellatron

O Ellatron apresenta uma proposta um pouco diferente dos demais apps simuladores de Mellotron: ele não pretende ser apenas um simulador, mas sim um sintetizador que oferece o melhor do Mellotron, sem deixar de lado recursos que poderão melhorar a usabilidade do instrumento e apresentar novas possibilidades aos usuários para tornar o app ainda mais “tocável”.

Com polifonia de 32 notas, o Ellatron traz em sua nova versão (1.5) 27 instrumentos diferentes. Dentre eles estão os clássicos do Mellotron, mas também estão hammonds e até baterias. Todos os sons são de boa qualidade e contam com uma opção muito importante de modificação dos timbres em tempo real: um filtro de ressonância está disponível e de fácil acesso, alterando bastante qualquer um dos 27 timbres, de acordo com a necessidade da performance.

O recurso que talvez mais chame a atenção no Ellatron é a possibilidade de gravação de acordes ou notas para acioná-los depois por meio de pequenos pads. A quantidade de pads disponíveis permite gravar harmonias inteiras. Daí é possível ter acordes nos pads e executar melodias nas teclas. (veja vídeo do desenvolvedor abaixo)

Ellatron: modo pads

A parte não tão feliz do Ellatron é que sua interface está longe de ser simples e intuitiva! Descobrir como mudar de oitavas e outras operações que deveriam ser simples não é tarefa fácil. Isto pode ser um problema para quem desejar utilizar o Ellatron ao vivo. A má notícia é que o desenvolvedor preservou esta interface em TODOS os seus apps! Por outro lado, se um dia o Ellatron estiver pronto para trabalhar com as interfaces MIDI disponíveis para iPhone e iPod, ele será com certeza um dos melhores módulos de timbres disponíveis para os gadgets da Apple.

O que há de bom:

  • Muitos timbres diferentes disponíveis.
  • Filtro de ressonância para ser utilizado em performance, assim como pitch bend e knob de volume de fácil acesso.
  • Boa tocabilidade.
  • Possibilidade de alternar entre o modo de tela com dois teclados e o modo teclado com pads.
  • Memorização de acordes para acioná-los por pads, montando harmonias.
  • Recurso para salvar suas performances.
  • Sons de boa qualidade.

Pode melhorar:

  • Interface pouco intuitiva e confusa.
  • Faltam efeitos como um simples reverb para depender menos de equipamentos externos.
  • Teclas pequenas do iPhone/iPod touch podem dificultar passagens mais rápidas ou acordes mais complexos e não há a opção de alargar o teclado, disponível em muitos apps musicais. Isto é agravado pela dificuldade de alternar entre oitavas em plena performance.

E finalmente:

-Versão para iPhone/iPod Touch (compatível com iPad)

Artikel wurde nicht gefunden

Tocabilidade (3/5)
Qualidade Sonora: (4.5/5)
Interface gráfica: (3/5)
Flexibilidade: (4/5)
Profissional: (3.5/5)
Diversão: (4/5)
Geral: (3.5/5)

Conclusão: O Ellatron tinha tudo para ser bem superior ao Manetron. Mais sons, mais recursos, mais idéias bem aproveitadas. Porém, por conta de sua interface tocá-lo não é tão simples e natural como o Manetron e isto pode frustrar os mais impacientes. Um pouco de persistência e você descobre o modo de pads, grava seus acordes e poderá fazer coisas verdadeiramente impossíveis de serem feitas no Manetron. O Ellatron revela-se versátil e flexível. Com um preço bastante aceitável, acredito que o Ellatron faz parte do grupo dos apps que o músico tem que ter em seu iPhone/iPod.


Posts Relacionados

One Comment

Leave A Response


4 × um =