Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias

Pianist Pro como controlador MIDI: FAQ e Guia

Marcus Padrini julho 29, 2010 4 Comments »

Pianist Pro para iPad

Um dos apps para iPad mais versáteis da atualidade é sem dúvidas o Pianist Pro. Em sua última atualização a MooCow Music chamou a atenção para o recurso aprimorado de utilizar o Pianist Pro como controlador MIDI sem fio, via wi-fi, em PCs ou Macs, para controlar qualquer outro instrumento virtual direto na tela do iPad.

Confesso que minhas experiências anteriores com MIDI via wi-fi foram um tanto desanimadoras, mas como algumas pessoas pediram, decidi seguir o guia do desenvolvedor, ler bastante sobre o assunto e julgar se é possível realmente utilizar o Pianist Pro para controlar algo via MIDI com seriedade.

O resultado foi surpreendente!  Após algum esforço e algumas configurações pude utilizar o Pianist Pro no Mac e no PC com grande qualidade. No Mac, particularmente, em vários momentos, nem me lembrei que estava utilizando conexão Wi-fi para controlar os instrumentos virtuais.

Abaixo um trecho do que é possível fazer. Utilizei o Native Instruments B4II controlado pelo Pianist Pro. Ótimo tempo de resposta e nenhum problema como notas agarradas, travamentos, etc.

Se você tem o iPad, gosta do Pianist Pro e quer descobrir como utilizá-lo também com os seus VSTis e softwares de gravação, vamos ao guia:

Qual é a idéia e como isso funciona?

Como sabemos, estão sendo lançadas somente agora as primeiras interfaces midi para iPads e iPhones e ainda praticamente não existem apps musicais prontos para funcionarem com elas. O que os desenvolvedores fizeram foi buscar alternativas para oferecer o recurso midi em seus apps. Uma destas maneiras é a utilizada pelo Pianist Pro: enviar mensagens via wi-fi utilizando o protocolo OSC (Open Sound Control) que depois são convertidas em mensagens midi no computador e retransmitidas para o instrumento virtual que você deseja controlar.

Isto é fácil de fazer?

Bom, não é nada plug and play. Exige alguma configuração e vários testes. Porém, com o tempo que fiquei utilizando isto, acredito que este guia irá economizar bastante o tempo de quem seguí-lo.

O que eu vou precisar?

Neste caso, de um iPad com o Pianist Pro instalado e um computador PC ou MAC conectados à mesma rede sem fio em que está o seu iPad.  Para cuidar do trabalho de conversão de OSC/MIDI também será utilizado um software gratuito chamado Pure Data (disponível para PC e Mac).

Pianist Pro (AppStore Link) Pianist Pro
Desenvolvedor: MooCowMusic Ltd.
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!

Os resultados são satisfatórios?

Se tudo for feito seguindo os passos descritos à seguir a possibilidade é grande de termos excelentes resultados e praticamente nenhum problema na utilização do iPad como controlador midi via wi-fi.

Usuários de Mac:

  1. Configure o seu IAC MIDI DRIVER no Mac:
    • Clique em Aplicativos -> Utilitários -> Configurações de áudio e Midi.
    • No menu superior da tela, clique em Janela -> Mostrar Janela de Midi.
    • Duplo clique em DRIVER IAC.
    • Certifique-se de que a caixa “Este dispositivo está conectado”esteja marcada.
    • Pronto! Agora você já pode utilizar o IAC driver como dispositivo de entrada ou saída midi em qualquer aplicativo que desejar. O IAC driver não é nada mais do que um dispositivo midi virtual da Apple.

  2. Baixe e instale a versão atual do Pure Data para Mac OS em http://puredata.info/downloads
  3. Da página do desenvolvedor, baixe o arquivo PianistPro-OSCtoMIDI.pd . Ele é um arquivo para Pure Data já pronto para fazer a Interface entre o Pianist Pro e seu Mac.
  4. Execute o arquivo baixado. Ele abrirá automaticamente no Pure Data. Não se assuste. Você não vai ter que fazer nada aí. :)
  5. No Pure Data, acesse o menu Preferences -> MIDI Settings e selecione o “IAC DRIVER bus1″ como “Output Device1″.
  6. Acesse seu software de gravação ou instrumento virtual favorito e nas configurações midi, selecione o Driver IAC como dispositivo de entrada (midi input).
  7. Descubra o IP de seu Mac. Acesse as preferências de rede e no menu Avançado anote o endereço IPv4.
  8. No iPad, abra o Pianist Pro e acesse as configurações do app. Na página de configurações vá até a seção OSC.
  9. Insira o IP do seu Mac no campo HOST IP ADDRESS e deixe acionado o botão ENABLE.
  10. Pronto!  Se você seguiu todos os passos, agora ao tocar as teclas do Pianist Pro, seu Instrumento Virtual irá ser controlado por ele.  Se quiser um desempenho ainda melhor ou desejar utilizar o Mac + iPad para uma performance ao vivo, vá ao final deste guia e leia sobre estabelecer conexão wi-fi direta entre Computador e iPad.

Pure data com arquivo pronto para Pianist Pro

Usuários de Windows:


  1. Acesse http://www.nerds.de/en/loopbe1.html e baixe o LoopBe1 para Windows.
    • Instale o LoopBe1. Ele será responsável por retransmitir as mensagens OSC convertidas para midi para qualquer programa do seu computador que trabalhe com midi.
    • O LoopBe1 não precisa de nenhuma configuração. Ele agora será uma opção de porta midi em qualquer aplicativo do windows que trabalhe com midi.
    • É provável que o Windows peça para você autorizar a instalação desta nova porta midi virtual. Basta aceitar e esperar o término da instalação do novo dispositivo.
  2. Baixe e instale a versão atual do Pure Data para Windows em http://puredata.info/downloads
  3. Da página do desenvolvedor, baixe o arquivo PianistPro-OSCtoMIDI.pd . Ele é um arquivo para Pure Data já pronto para fazer a Interface entre o Pianist Pro e seu PC.
  4. Execute o arquivo baixado. Ele abrirá automaticamente no Pure Data. Não se assuste. Você não vai ter que fazer nada aí. :)
  5. No Pure Data, acesse o menu Preferences -> MIDI Settings e selecione o “LoopBe1″ como “Output Device1″.
  6. Acesse seu software de gravação ou instrumento virtual favorito e nas configurações midi, selecione o Driver LoopBe1 como dispositivo de entrada (midi input).
  7. Descubra o IP de seu PC. Clique no botão iniciar -> digite CMD e dê enter, no prompt de comando  digite “IPCONFIG” e anote o número do IP da sua máquina.
  8. No iPad, abra o Pianist Pro e acesse as configurações do app. Na página de configurações vá até a seção OSC.
  9. Insira o IP do seu PC no campo HOST IP ADDRESS e deixe acionado o botão ENABLE.
  10. Pronto!  Se você seguiu todos os passos, agora ao tocar as teclas do Pianist Pro, seu Instrumento Virtual irá ser controlado por ele.  Se quiser um desempenho ainda melhor ou desejar utilizar o PC + Pianist Pro para iPad para uma performance ao vivo, vá ao final deste guia e leia sobre estabelecer conexão wi-fi direta entre Computador e iPad.

Melhorando a performance: redes wi-fi diretas entre iPad e computador

Ok, você testou seu novo controlador midi sem fio, mas e quando você for levá-lo para o estúdio ou para tocar em um show? Terá que levar o roteador sem fio com você e fazer a instalação e a configuração de rede em cada lugar? Melhor não! Para facilitar a vida e aumentar bastante a qualidade do Pianist Pro como controlador midi, basta criar no PC ou MAC redes wi-fi diretas entre seu computador e o iPad.  Desta forma, não existirá a necessidade de um roteador ou ponto de acesso para ligar iPad e notebook. É importante dizer que este procedimento só é possível em equipamentos equipados com placas de rede sem fio, como a grande maioria dos notebooks.

No Mac:

  • Clique no ícone da Airport, próximo ao relógio e vá na opção Criar Rede…
  • Basta definir o nome e seguir os passos indicados.
  • Após a criação da nova rede entre nas configurações de wi-fi do iPad e conecte-se à rede criada.
  • No Mac acesse as preferências de rede e na opção “Avançado… “  anote seu IPv4 obtido após criar a nova conexão.
  • Insira o IPv4 anotado nas configurações do Pianist Pro para iPad.
  • Pronto! Você já pode sair por aí com seu MacBook + iPad com Pianist Pro controlador midi por aí.

No PC:

  • No windows, este processo tem o nome de criação de rede Ad Hoc e é ligeiramente mais trabalhoso. Porém existem dezenas de vídeos sobre o assunto. Alguns estão aqui no youtube.
  • Após a criação da nova rede entre nas configurações de wi-fi do iPad e conecte-se à rede criada.
  • No Windows descubra o IP de seu PC. Clique no botão iniciar -> digite CMD e dê enter, no prompt de comando  digite “IPCONFIG” e anote o número do IP da sua máquina agora na nova rede ad-hoc.
  • Insira o IP anotado nas configurações do Pianist Pro para iPad.
  • Pronto! Você já pode sair por aí com seu Notebook + iPad com Pianist Pro controlador midi por aí.

Pianist Pro para iPad + Pure Data controlando NI B4II


Posts Relacionados

4 Comments

  1. kabass abril 27, 2011 at 3:15 pm - Reply

    Ótimo tutorial, mas o arquivo "PianistPro-OSCtoMIDI.pd" não é encontrado, está fora do ar?

Leave A Response