Matérias, Notícias

iPhones, iPods e iPads: controladores MIDI sem wi-fi?

Marcus Padrini julho 9, 2010 2 Comments »

Com todas a novas possibilidade que a interface multi-touch que iPhones, iPads e iPods apresentam, desde que comecei a utilizar os apps de instrumentos musicais tive a vontade de experimentar estes aparelhos como controladores de outros instrumentos ou módulos. Testar o iPad para controlar um sintetizador virtual por exemplo, ou quem sabe algum outro teclado com ótimos timbres. Sentindo esta demanda, desenvolvedores lançaram diversos aplicativos com a possibilidade de conexão MIDI, mas todos eles utilizam comunicação MIDI via Wi-fi com o computador.

Desenvolvedores e usuários concordam que a estabilidade das redes wi-fi nestes dispositivos não favorecem muito aplicativos com esta finalidade. A situação piora quando você tem que estabelecer uma rede wi-fi sem utilizar um router,  conectando sem fio o notebook direto ao iPhone – o que seria uma situação típica de palco. Sem comentar que deixar a rede wi-fi ativada prejudica o desempenho de alguns computadores na hora de trabalhar com áudio ao vivo, controlando instrumentos virtuais, por exemplo. Além disso, se você queria controlar o seu módulo antigo de timbres com entrada MIDI, utilizando o iPhone, seria melhor nem pensar.

MIDI Mobilizer Line 6

Parece que esta limitação pode estar chegando ao fim. A Line 6 lançou há algum tempo sua interface MIDI Mobilizer para iPhone e iPod Touch. A MIDI Mobilizer não exige conexão wi-fi, trabalha diretamente na entrada usb dos equipamentos apple e oferece MIDI in e MIDI out para utilizar qualquer outro equipamento externo que tenha uma conexão MIDI padrão. A Line 6 lançou também um aplicativo para trabalhar com a interface. Até o momento trata-se ainda de um simples gravador/reprodutor MIDI. É possível gravar qualquer sequência MIDI a partir de um dispositivo qualquer, como um teclado, ligado à MIDI in e depois reproduzir o resultado da gravação no mesmo ou em qualquer outro dispositivo enviando o sinal pela MIDI OUT. Também é possível armazenar as gravações como aquivos MIDI e enviá-las por e-mail. O dispositivo tem grande utilidade para quem precisa gravar informações sobre patches e presets neste formato em um backup por segurança. Seus parâmetros e configurações poderão andar com você no bolso. Outra excelente notícia é que a MIDI Mobilizer é compatível com todas as gerações de iPhones e iPods e já funciona também com o iPad.

Porém, um dos recursos mais aguardados pode estar para ser lançado a qualquer momento: a Line 6 liberou a utilização de sua interface para outros desenvolvedores. Desta forma, novos aplicativos que explorem mais e melhor esta pequena peça de hardware devem estar à caminho. Na teoria, um novo app, utilizando os recursos da nova interface, seria capaz de enviar as notas MIDI respondendo aos comandos na tela pelo usuário. Ou seja: seria o primeiro app controlador MIDI para os gadgets da apple a funcionar sem a necessidade de wi-fi!

Integrar iPhones, iPods e iPads com a tecnologia MIDI geraria possibilidades infinitas para o desenvolvimento dos aplicativos musicais e poderia estabelecer total integração destes dispositivos a tudo que já existe na produção musical. Esperemos por novidades!


Posts Relacionados

2 Comments

Leave A Response


− 4 = dois