D-volution: peças da bateria onde você quiser

Lançado na Apple App Store no último dia 06 de julho, o D-volution é mais um app de bateria. Porém, em vez de apostar na diversidade de kits de bateria ou em uma grande biblioteca de sons, a idéia do D-volution é fazer a diferença na interface com o usuário.

O D-volution está disponível em duas versões na App Store, a versão HH (hip hop) e a R’n’R (Rock and Roll), que é a que utilizamos para este review. É bom ficar atento na hora da compra :)

D-volution para iPad: peças onde você quiser.

No D-volution é possível organizar as peças de bateria da maneira que quiser e escolher entre pelo menos dois modelos de cada peça (mudam as figuras e também os sons). A tela maior do iPad possibilita ampliar a dinâmica do instrumento, então é possível emitir diversos sons diferentes em uma mesma peça: canto de caixa, cantos e centros de pratos, etc. Além do recurso multi-touch: ao tocar com dois dedos simultaneamente em determinadas peças é possível obter o efeito de tocar a peça rapidamente com duas baquetas.

A resposta ao toque é boa. Não é das melhores já vistas, mas o visual das peças da bateria se movendo enquanto você toca compensa e melhora até mesmo o controle do instrumento. A qualidade do som poderia ser um pouco melhor em algumas peças, assim como poderia existir a opção de equalizar ou alterar volume das peças individualmente. Efeitos como ambiência, equalizadores e controle de volume individuais por peça ficam como sugestões para uma próxima versão.

Escolha o plano de fundo para a sua bateria.

Como recursos adicionais, o D-evolution oferece metrônomo, a possibilidade de disparar um groove ou uma marcação de um efeito sonoro (como as palmas que utilizei no vídeo abaixo). Aliás, este recurso seria interessantíssimo pois é possível disparar até três efeitos sonoros simultâneos para acompanhamento, com volumes independentes. Quando digo que seria é porque sinceramente não consegui entender o motivo destes grooves e efeitos não sincronizarem automaticamente com o tempo do metrônomo, ou pelo menos ter a possibilidade de ajustar o tempo de cada um em bpms. Ao contrário disso, existe apenas um controle de + e – para cada um deles, com os quais você deve adivinhar o tempo desejado. É possível gravar sua performance, mas, pelo menos até o momento, não é possível exportá-las.

O que há de bom:

  • Interface inovadora, muito bonita e extremamente simples de usar.
  • Boa tocabilidade, resposta com boa velocidade.
  • Explora recursos multi-touch para variar os sons das peças e oferece pelo menos dois sons diferentes por peça.
  • Possibilidade de alterar plano de fundo, inclusive utilizando fotos da sua biblioteca.
  • Sons de boa qualidade.

Pode melhorar:

  • Aplicativo fechou subitamente duas vezes em momentos de muitos sons simultâneos.
  • Não há a possibilidade de controlar volumes das peças individualmente e nem de equalizar a saída minimamente.
  • Não é possível exportar suas gravações.
  • O app não permite tocar a bateria com o iPod ligado, ficando impossível praticar utilizando as músicas da sua biblioteca utilizando somente o iPad.

E finalmente:

-Versão para iPad

[app 377921105]

Tocabilidade [Rating:3.5/5]
Qualidade Sonora: [Rating:3/5]
Interface gráfica: [Rating:5/5]
Flexibilidade: [Rating:3.5/5]
Profissional: [Rating:3/5]
Diversão: [Rating:4/5]
Geral: [Rating:3.7/5]

Conclusão: O D-volution ainda está em sua primeira versão, mas já apresenta pontos bastante positivos. Um deles merece grande destaque: sua interface é das melhores já desenvolvidas para aplicativos do gênero. O desenvolvedor soube explorar bastante os recursos do iPad. Para ser utilizado profissionalmente, sem a necessidade de diversos outros equipamentos para tratar o áudio produzido, algumas mudanças simples poderão fazer a diferença: apostaria na inclusão de um mixer para regular volume das peças individualmente, um equalizador (geral ou por peça) e um efeito de ambiência. Além da inclusão da possibilidade de exportar suas performances para utilizar em outros apps dentro do iPad ou no desktop.

Curta e compartilhe!