Matérias, Notícias

Apps para shows clássicos e para conhecer o que há de novo

Marcus Padrini julho 21, 2010 2 Comments »

Geralmente falo por aqui sobre apps para se fazer música, sobre como os novos equipamentos podem influenciar novos instrumentos musicais, etc. Porém, hoje, lendo um texto do Ashley Elsdon, responsável pelo blog britânico Palm Sounds (também sobre música móvel) decidi relembrar brevemente de dois apps para iPod Touch/iPhone e iPad para se ouvir música.

O texto do Elsdon falava sobre como, com o passar do tempo, estamos ouvindo música apenas como complemento de nossas atividades e simplesmente deixamos de ouvir música como uma ação única: uma hora qualquer do dia que você para e ouve uma música, prestando atenção, não importa se na letra, no arranjo, no solo que você gosta, enfim, realmente ouvindo! Me lembrei de que, quando criança, meu pai tinha um grande equipamento de som na sala. Na época era um daqueles sistemas modulares com toca discos, toca fitas, equalizador, amplificador e rádio, tudo isso ligado em duas caixas grandes de madeira! :)

Nesta época era comum comprar um vinil, sentar à frente do som e realmente ouvir a música. Hoje ela geralmente está tocando no carro, no fone durante o trabalho ou enquanto utilizamos outras 23 coisas no computador, servindo de trilha sonora pra exercícios físicos, etc. Nada contra nenhuma destas utilizações para a música, mas com certeza é diferente de antes. Outro fato é que muita gente (eu inclusive), após iPods, iTunes e HDs externos, compila sua biblioteca de mp3 e se fecha para o mundo, simplesmente ignorando que coisas boas possam estar surgindo por aí a todo momento. (Não condeno esta postura dada a quantidade de coisas péssimas que se lança por aí, mas…)

Os dos aplicativos que relembro hoje são dicas para quem deseja dedicar algum tempo do dia (ou da noite) para ouvir uma boa música já conhecida e também para quem quer saber o que está acontecendo de novo por aí. Estou falando do velho Concert Vault e do Daytrotter.

O que acha de ouvir um show do Genesis em 1977, ou a vários do Pink Floyd em diferentes épocas? O Concert Vault é um app que disponibiliza gravações de shows antigos de artistas consagrados, por streaming, direto da biblioteca do site Wolfgang’s Vault. Com ele é possível fazer busca por artistas, listar todos os shows disponíveis e começar a ouví-los imediatamente. O app funciona com conexão wi-fi, 3G e EDGE e sua interface é bem semelhante à do seu reprodutor de músicas do iPhone ou iPod. É possível listar os lançamentos recentes, ouvir a rádio online do site, criar e salvar playlists e favoritos, além de navegar pela lista dos mais ouvidos do site. O conteúdo da biblioteca do Concert Vault está dividido entre shows e entrevistas de centenas de artistas. Alguns shows estão na íntegra e é muito legal poder conferir diversas apresentações de artista, com o clima de ao vivo, que muitas vezes aconteceram antes mesmo de termos nascido.

Concert Vault (AppStore Link) Concert Vault
Desenvolvedor: Wolfgang’s Vault
Preço: Free
Baixar na App Store!

O Daytrotter é uma espécie de app garimpo. Nele você irá encontrar uma série de músicas inéditas e versões exclusivas de diversos novos artistas americanos(ou não). Se você conhecer algum pelo nome, que bom. Se não conhecer, ótimo! O Daytrotter exibe a lista de novidades, mostra os mais tocados e para toda música ou artista existe um texto detalhando o trabalho. Na verdade o conceito do Daytrotter é bastante particular: ele apenas divulga gravações realizadas em seu estúdio em Illinois (EUA). É um Live From Abbey Road só que com artistas de ainda pouca expressão. Segundo o site, em meio à turnês as bandas passam por lá e dedicam algumas horas gravando material exclusivo que será divulgado no portal e também por meio do app. Por enquanto o conceito do site está restrito aos EUA, mas quem sabe a coisa não se espalha pelo mundo?

Daytrotter (AppStore Link) Daytrotter
Desenvolvedor: Wolfgang’s Vault
Preço: Free
Baixar na App Store!

Que tal dedicar poucos minutos do dia para realmente ouvir qualquer música que seja? :)

Mais telas:

Concert Vault

Daytrotter


2 Comments

Leave A Response


4 × = vinte quatro