Matérias, Notícias, Outros Dispositivos

Airpiano: tocando instrumentos no ar!

Marcus Padrini julho 19, 2010 No Comments »

Versão do Theremin fabricada pela Moog

A idéia de tocar um instrumento apenas movendo as mãos no ar não é exatamente nova. O Theremin, um dos primeiros sintetizadores criados,  já trazia este conceito em 1928. Porém, o Airpiano, desenvolvido por Omer Yosha, apresenta novidades que podem ser bastante interessantes e diferentes.

Mas antes de falar nelas, o que é exatamente e como funciona este instrumento que mais parece uma evolução do Theremin e que pouco lembra qualquer piano a não ser no nome?

Trata-se de um dispositivo com uma série de sensores infra-vermelhos que criam uma matriz virtual de teclas e faders no ar que está por cima deles.  Cada um dos oito sensores pode oferecer 3 teclas (notas) ou, alternativamente, o controle sobre um fader virtual vertical. Segundo o desenvolvedor, a interface com os sensores e a utilização do infra-vermelho facilitam o controle e a interação com o instrumento.  Um software é disponibilizado para fazer o Airpiano transmitir por MIDI ou OSC. Aliás, é importante observar que o Airpiano não produz nenhum som por si só, sendo necessária a ligação a um computador.

Airpiano vai além do visual Theremim: controlador midi polifônico

As semelhanças com o Theremin são bastante visuais e limitam-se à postura parecida na hora de tocar e aos movimentos dos braços no ar para controlar o instrumento. Já as diferenças são pouco visíveis, mas muito marcantes. Uma delas é que o Airpiano é polifônico e oferece até 24 teclas para acionar notas musicais diferentes. A outra é a que justamente abre o leque de utilização do aparelho: sua conectividade com o computador e a possibilidade de comunicação MIDI. Desta forma, surge um novo equipamento capaz de controlar qualquer instrumento virtual com movimentos no ar. O recurso de assinalar comandos MIDI aos sensores do Airpiano permitiriam não só tocar um instrumento virtual, mas também controlar um software de gravação, ou um sequenciador, com extrema facilidade.

A cantora e multi instrumentista Jo Hamilton foi a primeira a ter contato prolongado com o instrumento para testes e há algum tempo já grava e toca ao vivo com o Airpiano. Ela procura auxiliar o desenvolvimento do dispositivo por meio de suas percepções. Este vídeo narra como aconteceu o encontro dela com o criador do Airpiano e o resultado do contato com o instumento, 4 meses depois, na gravação de seu video clip “Alive, alive” com todos os sons tocados ao vivo. Vale a pena assistir.

De acordo com a página oficial do produto, em breve uma versão do Airpiano, com novo design e novos recursos estará disponível no mercado. Abaixo vídeos de utilização do Airpiano em diferentes finalidades.


Posts Relacionados

Leave A Response


seis × 1 =